Eventos

Voltar
Quarteto de Guitarras

Zyryab Quarteto de Guitarras

Procuramos um trabalho inovador e propostas diferenciadas. Partir da nossa formação clássica mas não nos restringira ela, permite-nos inovar e procurar repertórios mais alargados, fazer a ponte com outras músicas, ligar o erudito ao tradicional e ao popular.

Somos um quarteto de guitarras, uma formação já de si pouco comum, que em alguns temas introduz, com a originalidade de quem conhece, instrumentos como o Baixo, Requinta, Cavaquinho e Bandolim.

Expandir o escasso repertório para quarteto de guitarras é sempre uma meta, uma missão, um objectivo, quer através de transcrições nossas quer com a colaboração de compositores que escrevem para nós.”

No início de 2010, o Quarteto Zyryab preparou a gravação do seu 1.º CD. Num impulso criativo de compromisso e dedicação à música portuguesa, fazem questão de partilhar com o público o resultado de mais de uma década de trabalho e apresentar o seu repertório de nomes de referência na música portuguesa. Contam desde já com o apoio de Pedro Caldeira Cabral que acarinhou a iniciativa do jovem quarteto e que gravará com eles temas de sua autoria.

Formado em Setembro de 1999, por alunos da Escola de Música de Linda-a-Velha, o quarteto de guitarras Zyryab assume uma série de objectivos claros. Aproveita a estreita ligação do seu instrumento à música popular, e debruça-se durante algum tempo sobre temas de inspiração popular latina, de origem sul-americana e ibérica, assim como obras de música erudita. Toca em variadas circunstâncias, de onde se destacam actuações dadas em diversas autarquias com o apoio do IPAE, algumas vezes no CCB – Bar Terraço das 7 às 9, em programas de rádio da Antena 1 e TSF e em diversas colaborações com a Câmara Municipal de Oeiras.

Actualmente o quarteto dedica-se sobretudo à interpretação de repertório português, tentando alargar o repertório nacional para este tipo de formação através não só de transcrições mas também com a cooperação de compositores actuais, desde jovens compositores a compositores mais experientes das mais variadas áreas musicais.

Sérgio Leandro, Kami (Carlos Miguel Marques), Gonçalo Lourenço, Pedro Louzeiro, Rui Luís Pereira (Dudas) e Marco Oppedisano (E.U.A) são alguns dos compositores que dedicaram obras ao Quarteto Zyryab. O quarteto colabora também com cantoras como Joana Manuel e Inês Madeira e com os coros Dezstacatto, Odysseia e Públia Hortênsia.

Compõem o Quarteto Zyryab os guitarristas Daniel Sousa, Luís Miguel Aveiro,  Luís Roldão e Ricardo Nogueira.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X