Eventos

Voltar
Trombone

Xavier Ribeiro

André Xavier Cruz Ribeiro iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade na Escola da Associação Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende – Antas, na classe de Formação Musical do Prof. Gonçalo Jaques.
Em 2002 ingressou na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo onde iniciou os seus estudos em Trombone nas classes dos Professores Feliciano Morales, Fernando Baptista e finalmente de Gonçalo Dias. Durante a sua formação na EPMVC, contactou com maestros de renome nacional e internacional através de estágios de orquestra sinfónica e de sopros: Miguel del Castillo, Javier Viceiro, Ernest Schelle, Josep Vicent, Kevin Wauldron, Osvaldo Ferreira, Julián Lombana, Paulo Benardino, Vasco Pearce de Azevedo, Roberto Perez e Paulo Martins.
Frequentou masterclasses de trombone com Simon Cowen, Jarret Butler, Alberto Urretxo Zubillaga, Severo Martinez, Hugo Assunção, Jon Etterbeek, Rui Fernandes, e ainda masterclasses de música de câmara com Pierre Dutot e Olga Prats.
Participou na Orquestra de Sopros APROARTE em 2007, sob direcção de Kevin Wauldron, sendo selecionado no ano seguinte para o 9.º Estágio Nacional da Orquestra Sinfónica APROARTE, sob direcção de Ernest Schelle.

Em 2008 ingressa na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo na Classe dos professores Severo Martinez e David Silva, contactando aí com músicos como Sérgio Carolino e António Saiote. Colaborou com a Big Band da ESMAE sob direcção de Pedro Guedes e Paulo Perfeito, e frequentou workshops nesta área orientados por George Colligan (piano), Michael Blake (sax-tenor), Jaleel Shaw (sax-alto), Josh Ginsburg (contrabaixo) e Ej Sticklan (bateria) – “George Colligan Quintet” no “Guimarães Jazz 2009”, e ainda com Ralph Alessi (trompete), Tony Malaby (sax-tenor), Mark Ferber (bateria), Drew Gress (contrabaixo) e Andy Milne (piano) no “Guimarães Jazz 2011”.

Após concluir a licenciatura em Música – Trombone na ESMAE em 2011, ingressou na Licenciatura em Jazz da Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor Lars Arens. Colabora desde 2011 com Orquestra de Jazz do Hot Club de Portugal, sob direcção de Pedro Moreira e Luís Cunha, tendo com ela partilhado o palco com nomes como Mário Laginha, Chris Kase, Rainer Tempel, John Ellis, Joe Lovano e Miguel Zenon. Em 2013 fez parte de “Dance Bailarina, Dance”, uma produção da Companhia Nacional de Bailado, com coreografia e direcção de Clara Adermatt, música de João Lucas e direcção musical de Pedro Moreira.

Colaborou também com vários projectos como “Reunion Big Jazz Band”, sob direcção de Johannes Krieger e com a qual gravou o álbum “Oija”, e “Tora Tora Big Band”, com direcção artística de Lars Arens. Também fez parte da orquestra que acompanhou o saxofonista Benny Golson na sua passagem por Portugal em 2014. Em 2015 gravou com o projecto “L.A. Banda Larga”, também sob direcção artística de Lars Arens. Tem sido convidado a colaborar nos programas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras desde 2017.

É docente no Conservatório das Caldas da Rainha desde 2014.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X