Eventos

Voltar
Violino

Vladimir Tolpygo

Natural de Moscovo, Rússia, o violinista português Vladimir Tolpygo iniciou os seus estudos de Violino com quatro anos de idade, com o professor Serguei Fatkulin. Aos cinco anos emigrou para Portugal, ingressando, em 2001, na classe do professor Serguei Arutyunyan na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave (ARTAVE). Estudou entre 2007 e 2012 na Escola Superior de Música e Arte de Representação de Mannheim, na Alemanha, na classe do professor Roman Nodel, tanto ingressando nesta como terminando o curso com a classificação máxima entrando, posteriormente, na Escola Superior de Música de Karlsruhe, iniciando nesta a sua pós-graduação (curso “Konzertexam”), na classe do professor Laurent Albrecht Breuninger.
Já no decorrer dos seus estudos recebeu extensa experiência orquestral, tanto a tutti como em posição de concertino. Para além das orquestras juvenis (Artave, Aproarte, O.J. Santa Maria da Feira, Orquestra da E. S. de M. de Mannheim), teve a oportunidade de trabalhar em orquestras profissionais de renome, entre as quais se destaca a “Radio-Sinfonieorchester Stuttgart des SWR”. Desde Maio de 2013, ocupa uma posição permanente na Orquestra da Rádio de Munique (“Münchner Rundfunkorchester”, tutti nos 1os violinos).
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian de 2009 a 2012, participando em masterclasses com professores de renome e sendo premiado em vários concursos nacionais e internacionais (1o prémio no concurso “Prémio Jovens Músicos”, 2004 e 2008 – Lisboa, 1º prémio ex-aequo no concurso internacional “Júlio Cardona”, 2005 – Covilhã, 3o prémio ex-aequo no “Concorso Violinistico Internazionale Andrea Postacchini”, 2009 – Fermo, Itália, “16° Concurso de Interpretação do Estoril”, 2014 – Lisboa, entre outros), apresentando-se também a solo com várias orquestras, entre as quais a orquestra Gulbenkian, a orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim e a Orquestra do Algarve. Toca com um violino feito por Romeo Antoniazzi, em 1913, em Milão.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X