Eventos

Voltar
Harpa

Veronica Febbi

Veronica Febbi, Harpista, Latina 1979
Iniciou os seus estudos musicais muito jovem, começou por tocar piano aos seis anos de idade, seguidamente aos onze anos de idade inicia o estudo da harpa na escola da professora Valeria Sorrentino no Conservatório Ottorino Respighi situado na sua cidade natal, Latina, localidade a sul de Roma.
Durante a carreira escolar, obtém uma bolsa de estudo, com a designação “melhor aluno” patrocinada pelo Ministério da Educação Italiano.
Em 2002 graduou-se em harpa de pedais com as melhores notas, nesse mesmo ano inicia actividade como solista acompanhada pela orquestra do Conservatório de Latina.
Esta etapa foi acompanhada e orientada pelos seguintes harpistas , A.Bianchi , U.Holliger, O.De Poli, S. Bertuccioli.
Em 2003, ganha o concurso para a Orquestra Juvenil do Maggio Musicale Fiorentino, seguindo-se o título europeu de ” técnica orquestral “, realiza simultaneamente actividade como solista na temporada da Academia do Maggio Musicale.
Desde 2003 colabora como membro da orquestra ou como solista convidada, com a Latina Philharmonia Orchestra, a orquestra Tartini de Latina, orchestra Arts academy de Roma, a orquestra Reate Belcanto Festival em Rieti, Tim Orquestra de Roma, a orquestra barroca dos Conservatórios no Veneto.
Como parte do ensemble de música de câmara colabora com vários organismos intimamente ligados ao repertório clássico / contemporâneo e barroco; Canto di Eea, Camerata Barocca, Accademia Ottoboni, Circolo delle quinte vuote, Nablium ensemble, Duo Febbi-Bono, Drumandharps Project.
Em 2007, estudou filologia na prática instrumental e repertório italiano e espanhol de harpa tripla, um instrumento utilizado durante o periodo tardo reinascentista e barroco.
Em 2013, conclui de forma brilhante o doutoramento ( diploma de nível II ) de harpa barroca no dipartimento de musica antiga do Conservatorio de Verona.
Aperfeiçoa a técnica instrumental, a pesquisa de repertório e prática do baixo contínuo em harpas históricas com a harpista-investigadora Mara Galassi no ESMUC de Barcelona.
Em 2011, surge uma gravação para a etiqueta Stradivarius.
Em 2012 participa no Festival de Música Antiga de Innsbruck, onde acompanha o violinista Riccardo Minasi, no mesmo ano, ela gravou o álbum ” Classical Contemporary Emotions” pelo compositor contemporâneo Roberto Di Girolamo.
Como historiadora da harpa, foi oradora convidada no prestigiado Concurso Bucchi em Roma.
Harpista celta, solista da banda de Folk Road, actua em importantes festivais de música tradicional do seu país.
Em 2013 participa no projecto europeu Leonardo com função de professora de harpa antiga, na ESMAE no Porto, em Portugal.
No mesmo ano foi convidada a organizar um Seminario/concerto acerca da harpa tripla e das harpas históricas na ESML de Lisboa e participa nos cursos de musica antiga no Palacio de Mafra organizados pelos professores da Esmae do Porto.
No verao 2014 com o grupo “Arte minima”, dirigido pelo Maestro Pedro Sousa Silva, participa no festival da Povoa do Varzim, neste ano letivo è professora de harpa de pedais no Conservatorio de musica C.Gulbenkian de Aveiro.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X