Eventos

Voltar
Guitarra elétrica

Vasco Finuras

“Tudo foi mudando na minha vida menos uma coisa. O meu Amor pela Música!” 

Vasco Finuras é um guitarrista, professor e produtor que inicia os seus estudos numa escola local em Santo António dos Cavaleiros, Loures, aos seus 15 anos de idade. Ainda em Portugal teve aulas com professores de várias áreas musicais e estilos pedagógicos tais como Rui “Fingers”, Vasco Agostinho, Miguel Camilo ou Jorge Lee, passando portanto pelo Conservatório Nacional, Hot Club de Jazz e outras escolas particulares. Em 2006 vai estudar para Londres no então ‘Guitar Institute’, atual ‘The Institute of Contemporary Music Performance’, onde teve oportunidade de aprender com nomes que ainda hoje continuam a fazer a diferença no mundo da guitarra elétrica. Tais como Justin Sandercoe (o rei do ‘Youtube’ Justin Guitar), Iain Scott, Charlie Griffiths, Dave Marks (estes 2 últimos fazem parte dos compositores dos temas do reconhecido programa RockSchool), Martin Goulding (outro Senhor da guitarra num estilo mais Metal). Talvez o professor que mais o marcou tenha sido Dario Cortese que é um discípulo de Frank Gambale e transcritor oficial de Brent Mason. Este último “proibiu-o” de transcrever os seus temas pois era bom demais…  Todos eles são produtores frequentes de conteúdos para revistas da especialidade como por exemplo a “Guitar Techniques”.

Depois dessa experiência volta a Portugal onde tem tocado e gravado regularmente com vários nomes da cena musical nacional: Flirt, Caim, NBC, Nelson Ritchie, Luciana Abreu, Romana, etc. Com estes artistas teve oportunidade de pisar bons palcos e festivais tais como o Rock in Rio, o Delta Tejo, a festa da Rádio Alfa em Paris, tendo realizado atuações em todo o território nacional incluindo as ilhas e várias aparições televisivas, algumas delas em direto. Além de fazer trabalho contratado tem também o seu quarteto de música instrumental, o Quarteto Vasco Finuras,  com o qual já teve por exemplo oportunidade de abrir para Júlio Pereira, o Mestre do Cavaquinho. 

É também com muito gosto e dedicação que desde 2000 procura ensinar esta Arte de tocar e fazer Música. Já encaminhou inclusive alguns dos seus alunos para projetos fora do âmbito do ambiente escolar, pois procura sempre orientar as suas aulas numa perspetiva prática e realista. Para este professor a razão de se sentir confortável neste papel é fácil de explicar. É muito fácil cativar e passar a mensagem quando se ama o que se faz. 

Dá aulas a todas as idades, mas o objetivo é sempre o mesmo. Mostrar o quanto nos faz feliz saber tocar um instrumento, saber como tirar o maior partido dele conhecendo os seus códigos teóricos e práticos, sempre em prol da expressão e realização pessoal. 

Alto Patrocínio / High Patronage

X