Eventos

Voltar
Guitarra elétrica

Vasco Finuras

“Tudo foi mudando na minha vida menos uma coisa. O meu Amor pela Música!”

Vasco Finuras é guitarrista, professor e produtor, tendo iniciado os seus estudos aos 15 anos numa escola local em Santo António dos Cavaleiros, Loures. Ainda em Portugal, teve aulas com professores de várias áreas musicais e estilos pedagógicos tais como Rui “Fingers”, Vasco Agostinho, Miguel Camilo ou Jorge Lee no Conservatório Nacional, Hot Club de Jazz e outras escolas particulares.

Em 2006 foi estudar para Londres no então ‘Guitar Institute’ e atual ‘The Institute of Contemporary Music Performance’, onde teve oportunidade de aprender com nomes que ainda hoje continuam a fazer a diferença no mundo da guitarra elétrica: Justin Sandercoe (o ‘Youtuber’ Justin Guitar), Iain Scott, Charlie Griffiths e Dave Marks (ambos parte da equipa de compositores do conhecido programa RockSchool) e Martin Goulding (outro “senhor” da guitarra num estilo mais Metal). O professor que provavelmente mais o marcou terá sido Dario Cortese, discípulo de Frank Gambale e transcritor oficial de Brent Mason, o qual o terá “proibido” de transcrever os seus temas por ser bom demais… Todos estes professores produzem regularmente conteúdos para revistas da especialidade como a “Guitar Techniques”.

Depois desta experiência, Vasco volta a Portugal onde tem tocado e gravado regularmente com vários nomes da música nacional: Flirt, Caim, NBC, Nelson Ritchie, Luciana Abreu, Romana, etc. Com estes artistas teve oportunidade de pisar bons palcos e festivais tais como o Rock in Rio, o Delta Tejo e a festa da Rádio Alfa em Paris, tendo realizado atuações em todo o território nacional incluindo as ilhas, e com várias aparições televisivas, algumas delas em direto.

Além dos trabalhos por contrato, tem também o seu quarteto de música instrumental, o Quarteto Vasco Finuras, com o qual já teve a oportunidade de abrir concertos, nomeadamente para Júlio Pereira, o Mestre do Cavaquinho. É também com muito gosto e dedicação que, desde 2000, procura ensinar esta Arte de tocar e fazer Música. Já encaminhou inclusive alguns dos seus alunos para projetos fora do âmbito escolar, pois procura sempre orientar as suas aulas numa perspetiva prática e realista. Para este professor, a razão de se sentir confortável neste papel é fácil de explicar: é muito fácil cativar e passar a mensagem quando se ama o que se faz. Dá aulas a todas as idades mas o objetivo é sempre o mesmo: mostrar o quanto nos faz felizes saber tocar um instrumento e saber como tirar o maior partido dele conhecendo os seus códigos teóricos e práticos, sempre em prol da expressão e da realização pessoal.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X