Eventos

Voltar
Violoncelo

Valter Freitas

Valter Freitas, natural de Caldas das Taipas, inicia os seus estudos em Violoncelo aos sete anos de idade. Com dez anos ingressa no Conservatório de Musica Calouste Gulbenkian de Braga, na classe do Professor Jorge Ribeiro. Com quinze anos frequenta a Escola Professional de Artes da Beira Interior, na classe do professor Miguel Rocha. No ano posterior ingressa no Conservatório Nacional para classe da professora Catherine Stryncks, onde completa o 8º grau com alta classificação.
Entre 2005 e 2006 tem oportunidade de trabalhar com Phillipe Muller, em Paris.
Mais tarde, entre 2007 e 2008, teve aulas em Berlim com Martin Lhor ( Solista da Orquestra Filarmónica de Berlin).
Pertenceu quadros da Orquestra de Jovens da União Europeia entre 2008 a 2011.
Concluiu a Licenciatura em instrumentista de Orquestra, na Academia Nacional Superior de Orquestra, com o professor Paulo Gaio Lima.
No Concurso Internacional “Júlio Cardona”, em 2005 venceu o 2º premio (categoria B) e em 2011 o prémio de “Melhor Covilhanense”.
Desde de 2010 tem participado em varios concertos e tournées com o trio de violoncellos Opus Diabolicum. Em 2014 lançam o seu primeiro disco de Tributo a Moonspell.
Valter Freitas tem colaborado com varios artistas de renome e de diferentes estilos de musica e areas artisticas como Moonspell, Corvos, Carlos do Carmo, Tito Paris, Madredeus, Antonio Chainho, Sónia Tavares, Penicos de Prata, Anneke van giersbergen, José Luis Peixoto entre outros.
Durante todo este percurso teve oportunidade de gravar para as Radios: Antena 1, Antena 2, Antena 3. E para as Televisões RTP, SIC e ZD.Kultur (Alemanha).
Tem tocado por inumeras regiões de Portugal Continental, Açores, Madeira, Espanha, Inglaterra, Alemanha, França e Bélgica.
Colabora regularmente com a Orquestra de Câmera Portuguesa e com a Orquestra de Câmera Cascais Oeiras.
Apresentou-se a solo com a Orquestra de Sopros de Guimarães ao interpretar na estreia do concerto para violoncello de Joaquim dos Santos. Também tocou a solo com o Coro “Officio Ensemble”.
Leccionou no Conservatorio de Artes de Loures entre 2011 e 2015.
Actualmente está a finalizar o Mestrado em pedagogia na Academia Nacional Superior de Orquestra e Universidade Lusíada.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X