Eventos

Voltar

Trio Adamastor

Constituído por Francisco Henriques no violino, Pedro Massarrão no violoncelo e José Pedro Ribeiro no piano, o Trio Adamastor surgiu em 2016 como um dos grupos da classe de Música de Câmara do professor Paulo Pacheco na Escola Superior de Música.

Para além de ter sido orientado desde o início pelo professor Paulo Pacheco, este Trio com piano teve também oportunidade de trabalhar com os professores Miguel Henriques, José Massarrão e Paulo Gaio Lima.

Até à data presente, o Trio tem-se apresentado em várias salas do País das quais se destacam o Auditório Vianna da Mota, o Centro Cultural de Cascais e a Casa da Música, procurando sempre interpretar repertório com o máximo de abrangência tocando obras de compositores desde W. A. Mozart a autores contemporâneos como Arvo Pärt e Vasco Mendonça.

Ganhou recentemente o primeiro prémio na categoria de Música de Câmara nível Superior do Prémio Jovens Músicos.

Francisco Henriques

Começou os seus estudos musicais aos 6 anos, tendo como professor de violino o Professor Gareguin Aroutiounian. Paralelamente foi mantendo uma actividade coral regular.

Presentemente frequenta, na Escola Superior de Música de Lisboa, o 1º ano de Mestrado em Ensino de violino e o 2º ano de Licenciatura em Canto na classe da Prof. Sílvia Mateus, participando simultaneamente em diferentes agrupamentos da ESML dos quais se destaca o ensemble do Estúdio de Ópera e a Camerata Gareguin Aroutiounian entre outros.

Tem-se dedicado também com grande interesse ao trabalho de Música de Câmara tendo ganho na edição de 2017 do Prémio Jovens Músicos o primeiro prémio na categoria de Música de Câmara Nível Superior. Forma juntamente com Pedro Massarrão no violoncelo e José Pedro Ribeiro no piano o Trio Adamastor, agrupamento com o qual obteve este prémio.

Francisco Henriques tem-se apresentado com o restante Trio Adamastor e como solista tanto em violino como em canto em diferentes salas como o CCB, o Palácio Foz, o Convento do Carmo, Igreja de S. Roque, Palácio Nacional da Ajuda, o Grande Auditório Vianna da Motta, o S. Luis, a Casa da Música e o Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian.

Pedro Massarrão

Iniciou os seus estudos musicais em 2003 na classe da professora Teresa Portugal na Escola de Música do Conservatório Nacional. Em 2011, prossegue os estudos com a professora Sofia Gomes ingressando em 2013 na classe do professor Luís Sá Pessoa. Frequentou diversas masterclasses com professores como Paulo Gaio Lima, Michel Strauss, Levon Mouradian e Susanne Müller-Hornbach. Participou, também, em estágios de orquestra como a OCPzero e JOP. Concluiu o secundário na EMCN sendo posteriormente admitido na Escola Superior de Música de Lisboa.

José Pedro Ribeiro

José Pedro Ribeiro, nascido em 1995, iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos na Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense e concluiu o curso complementar de piano na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, com a professora Ingrid Sotolarova com a classificação máxima.

Realizou masterclass com os pianistas Miguel Borges Coelho, Luís Filipe Sá, Ana Raquel Rosa e foi aconselhado por Christian A. Pohl, Luis Pipa, Sofia Lourenço e Madalena Soveral.

A nível internacional, apresentou-se no Antonin Dvorak Sal na República Checa e, a nível nacional, no Centro Cultural de Belém (CCB) em Lisboa, na Casa da Música no Porto, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Cascais. Foi também convidado para participar no 1o Festival Internacional de Piano de Amarante.

Em 2017, obteve o 1o prémio (Nível superior) do Concurso de Piano da Póvoa de Varzim e o 1o prémio de música de câmara (Nível Superior) no Prémio Jovens Músicos com o Trio Adamastor.

Gravou por diversas vezes para a Antena 2 tendo também já passado por diversas vezes no Concerto Aberto da mesma emissora. Atualmente, frequenta o 3o ano de Licenciatura na classe do pianista e professor Miguel Henriques e na classe de música de câmara do professor Paulo Pacheco.

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X