Eventos

Voltar
Fagote

Tiago Paraíso

Tiago Filipe Santos Paraíso.
Nasceu em 1983 na cidade de Leiria. Aos oito anos iniciou os seus estudos musicais na escola de artes S.A.M.P., Pousos, Leiria.
Aos dezassete anos começou a estudar fagote na Escola Profissional de Artes de Beira Interior, Covilhã, na classe do professor João Brito, passados três anos ingressou no Instituto Jean Piaget na classe do mesmo professor.
Tem frequentado vários cursos e participações em várias orquestras. Participou no curso de verão nas Caldas da Rainha com o professor Hugues Kesteman e frequentou também o 18º Curso Internacional de Aperfeiçoamento para Jovens Músicos do INATEL, em Portalegre. Esteve presente, como participante no Master-Class de fagote orientado pelo professor Pierre Olivier Martens, que decorreu na escola de música de Loureiro e participou no estágio da Orquestra Sinfónica Juvenil, nos Açores e posteriormente fez parte da Orquestra.
Participou no 1º e 2º Workshop de Jazz no Instituto Jean Piaget orientado pelo professor Pedro Moreira. Esteve presente no estágio da Orquestra Sinfónica do Alto Minho dirigido pelo maestro Márcio Pereira, no 1º Workshop Orquestra Jovens Músicos orientado pelos maestros Henrique Piloto e Pedro Figueiredo, no Master-Class para jovens maestros, como membro da orquestra, com o maestro Jean Sebastian Bérrou e ainda no Master-Class de Direcção de Banda como membro da Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional, dirigido pelo professor Mitchell J. Fennell e com o solista Nuno Silva, clarinete.
Participou também no Ensemble Moderno do Conservatório Nacional de Lisboa, onde estrearam em Portugal a  Canção da Terra de Mahler, versão de Schonberg. Com a Orquestra Clássica da Beira Interior efectuou gravações para o projecto Zéthoven. Participou ainda na Orquestra de Sopros da União Europeia com a qual realizou digressões em Itália e Luxemburgo. Já trabalhou também com os professores Rui Lopes e Afonso Venturieri.
Durante o seu percurso teve a oportunidade de trabalhar com vários Maestros dos quais se destacam: Vasco Azevedo, Alberto Roque, Roberto Peres, Marko Letonja, Jan Cober, Nikolay Lalov, Christopher Bochmann, Francesco Lentini, João Paulo Santos entre outros.
Tem colaborado com a Orquestra da Escola Profissional da Beira Interior, a Orquestra do Instituto Piaget, com a Orquestra da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, com a Orquestra da Escola Superior de Música de Lisboa, com a Orquestra Sinfonieta de Lisboa, a Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional de Lisboa e com a Orquestra Sinfónica Nacional São Carlos, como reforço.
Foi professor de Fagote no 1º Estágio de Banda Sinfónica da Beira Interior.
Recentemente fez parte da Orquestra do Musical Sweeney Todd.
É membro da Orquestra de Câmara Cascais Oeiras, chefe de naipe da Orquestra da Companhia de Opera Portuguesa, colabora regularmente com a Foco Musical, faz parte do quinteto “Solista Ibéricos” e é membro fundador do Ensemble Palhetas Duplas. É também professor na escola de musica dos Loureiros em Palmela e no projecto AMO
Efectuou gravações para RDP-Antena 2.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X