Eventos

Voltar

Tiago Oliveira

Natural de Sobralinho (Vila Franca de Xira), iniciou os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense aos 8 anos. Prosseguiu estudos de piano no Conservatório Regional Silva Marques em Alhandra com a Professora Sandra Almeida. Mais tarde ingressou no Instituto Gregoriano de Lisboa onde iniciou estudos de canto com a Professora Elsa Cortez e piano com o professor Karl Martin Gerhardt e onde concluiu o curso secundário de piano. Estudou ainda Órgão na Escola Diocesana de Música Sacra de Lisboa com o organista Sérgio Silva.

Concluiu as Licenciaturas em Canto na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) com os Professores Armando Possante e Sílvia Mateus e em Piano na Universidade de Évora com a Prof. Doutora Ana Telles Béreau, simultaneamente. Neste contexto teve ainda oportunidade de estudar com músicos como Paulo Pacheco, Christopher Bochmann, José Brandão, Mauro Dilema, Pedro Castro, Pedro Amaral, Nuno Vieira de Almeida, Alberto Roque, Maximo Mazzeo, António Carrilho ou Nicholas McNair.

Concluiu o Mestrado em Piano na Universidade de Évora, investigando "A estadia de Fernando Lopes-Graça em Paris (1937-1939) e respectiva influência na sua obra para piano" na sua tese, sob a orientação da Prof. Doutora Ana Telles Béreau.

É membro do Coro Gregoriano de Lisboa e foi Vice-Diretor artístico do Coro “Pueri Cantorum” (Alverca do Ribatejo) tendo também desempenhado funções de Presidente da “Pueri Cantorum Associação Cultural”. Em 2012 dirigiu o Magnificat em Ré Maior de J.S.Bach na Escola Superior de Música de Lisboa e no Instituto Superior Técnico. No mesmo ano dirigiu também o Ensemble Vocal MPMP.

Enquanto pianista tem colaborado com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra de Câmara da GNR tendo trabalhado com maestros como Jean-Sébastien Béreau, Cesário Costa, Pedro Amaral, Alexandro Posada e Emilio Pomàrico.

Em masterclass, estudou Direcção Coral e Orquestral com os Maestros Jean-Sébastien Béreau, Adriano Martinolli D'Ardy, Paulo Lourenço, Cara Tasher e Stephan Coker. Participou em MasterClasses de piano onde trabalhou com José Eduardo Martins, Sara D. Buechner, Christophe Simonet, Ana Cláudia Assis, Anna Kijanowska e Jean Pierre Armengaud.

É professor de piano e pianista acompanhador na Escola de Música e Artes de Ourém (Ourearte). Estuda Direção de Orquestra em Lisboa com Jean-Sébastien Béreau desde 2011. Dirigiu o 4º e 5º Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão da Academia de Música de Alcobaça (2015/16) e ainda a Orquestra Sinfonietta (Gaia, 2015); a Orquestra Clássica da Madeira e a Orquestra de Câmara da GNR (2016). Desde Setembro de 2016 é maestro da Sociedade Artística Musical Carvalhense e coordenador pedagógico da Escola de Música. Em 2016 foi semi-finlaista do concurso Prémio Jovens Músicos (antena 2) – categoria Direção de Orquestra.

Frequenta o Mestrado em Ensino da Música – vertente Direção de Orquestra na ESML com Jean-Marc Burfin.

Alto Patrocínio / High Patronage

X