Eventos

Voltar

Saxofone

O saxofone é um instrumento de sopro com palheta e é dos instrumentos considerados clássicos que é mais recente. Foi inventado por Adolphe Sax no século XIX para ser tão potente como os metais (som produzido apenas com os lábios) e tão versátil como as madeiras (com embocadura e/ou palhetas). Foi criado em inúmeras versões, sendo que alguns modelos caíram em desuso. O mais popular é o Saxofone Tenor, mas também é comum encontrarmos as versões Soprano, Alto e Barítono. É conhecido pelo seu timbre metálico mas aveludado como o clarinete. O desafio de produzires um som bonito no saxofone será vencido a cada dia dominando a maneira como colocas a boca na embocadura e o modo como controlas o fluxo de ar soprado através da palheta. Os teus dedos também ganharão agilidade com a prática e rapidamente saberás o sítio de cada dedo nas chaves que correspondem às notas musicais. Escuta os timbres diferentes dos vários saxofones que existem:

As partituras do Saxofone Tenor estão na Clave de Sol, mas o saxofone é um instrumento transpositor. Isto significa que a nota que está na partitura do saxofone e que o saxofone toca correspondem a uma nota diferente na realidade. Neste caso, o saxofone tenor está em si bemol, sendo que o Dó do saxofone é um Si bemol na realidade. Ou seja, o seu Dó está um tom abaixo da realidade. Ainda no caso específico da partitura do saxofone tenor, embora esteja escrita na clave de sol, o registo do saxofone tenor corresponde a uma oitava abaixo do registo da clave de sol.

Um músico que toque saxofone tem facilidade em tocar os restantes saxofones, mas também outros instrumentos de sopro com palheta, como o clarinete que tem uma embocadura semelhante, e também o oboé ou o fagote.

Podes começar a tua aprendizagem com um saxofone do Conservatório de Cascais. Informa-te na nossa Loja.

Conhece os Professores de saxofone do Conservatório de Cascais.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X