Eventos

Voltar
Violino

Sara Llano

Iniciou o estudo do violino aos quatro anos de idade com as professoras Maria José Olim e Vera Alemão no Conservatório de Música David de Sousa (Figueira da Foz). Participou como instrumentista nos estágios da OPEM (2000 e 2002), dirigidos por Arnold Allum e Vasco Pearce de Azevedo e em várias masterclasses, orientadas pelos professores Olga Prats, Alexêi Tolpigo (OML), Aníbal Lima (ANSO), Gerardo Ribeiro (USA), Jiri Tomasék (HAMU de Praga), Martynas Svegzda (Lituânia), David Lefèvre (Orquestra de Montecarlo e Gulbenkian) e Alexei Trostiansky (Conservatório Tschaikowsky de Moscovo) entre outros. Foi concertino substituto na Orquestra Sinfónica Juvenil, dirigida por Christopher Bochmann. Ingressou na ESML em 2003 onde estudou com António Anjos (violino), Stephen Bull, Alexandra Mendes, Irene Lima (música de câmara) e Christopher Bochmann (grupo de música contemporânea) tendo sido concertino da Orquestra Sinfónica desta instituição em diversos programas. Trabalhou também sob a orientação de Paulo Pacheco e Olga Prats. Nesta mesma instituição concluiu também, em 2012, o Mestrado em Performance e o Mestrado em Ensino sob a orientação de António Anjos e Alexandra, que concluiu com nota final de 18 valores tendo tido a oportunidade de se apresentar a público com Francisco Sassetti, interpretando a integral das Sonatas para Violino e Piano de J. Brahms.
Gravou para a RDP Antena 2 o Quarteto em Fá m op. 95 de Beethoven e o 3º andamento do Quarteto de Cordas de Luís Freitas Branco, sob a orientação de Irene Lima.
Foi admitida como aluna do programa ERASMUS na AMU Hudební Fakulta de Praga,onde estudou com o professor Jiri Tomásek tendo-se apresentado com a orquestra desta instituição na sala de espectáculos Rudolfinum.

Colaborou também com o Ensemble Contemporaneus, o Ensemble MPMP, e o Ensemble Eça de Queirós dirigido por Alberto Roque com o qual se apresentou a solo em Outubro de 2012, interpretando o Pequeno Concerto Fácil para Violino de Rogério Medeiros, obra que lhe foi dedicada e que está publicada pela AVA.
Colabora assiduamente com a Orquestra de Câmara Portuguesa dirigida por Pedro Carneiro, a Orquestra Metropolitana de Lisboa dirigida por Pedro Amaral, a Orquestra Sinfonietta de Lisboa dirigida por Vasco Pearce de Azevedo, a Orquestra do Norte e a Orquestra Gulbenkian e a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.
Com a OCP teve a possibilidade de participar num projecto pioneiro entre a CNB e a OCP, dirigido por Pedro Carneiro (música) e Rui Lopes Graça (coreografia) – Tempestades.

Actualmente lecciona violino na Sociedade Artística e Musical dos Pousos e na Escola de Música do Conservatório Nacional, tendo leccionado também no Instituto Gregoriano de Lisboa nos anos lectivos de 2011 a 2013, e na Academia de Música de Lisboa até ao final do ano lectivo de 2009/10.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X