Eventos

Voltar
Soprano

Sara Afonso

Sara Afonso iniciou a sua formação musical no curso de piano do Instituto Gregoriano de Lisboa, tendo posteriormente estudado canto na Escola de Música do Conservatório Nacional. Participou em cursos de aperfeiçoamento e masterclasses com Pierre Mak, Cristina Miatello, João Lourenço, Susan Waters, Lucia Mazzaria e Vitali Rozynko.

Dedicando parte do seu trabalho a autores portugueses, participou em Il Sogno dello Zingano, sob a direção de João Paulo Santos, e em 2013 na estreia moderna da opereta cómica A Morte do Diabo da autoria de Eça de Queirós e Jaime Batalha, com direção musical de José Manuel Brandão. Em setembro de 2015 interpretou Severa na opereta homónima de Filipe Duarte (direção musical de Armando Vidal e encenação de Laureano Carreira).

Em ópera, interpretou Despina (Così fan tutte), Zerlina (Don Giovanni) e Susanna (Le nozze di Figaro) nas produções da Orquestra Metropolitana de Lisboa daquelas óperas de Mozart,  sob a direção musical de Pedro Amaral e direção cénica e vocal de Jorge Vaz de Carvalho. Interpretou ainda Lauretta (Gianni Schicchi) na produção da Orquestra Filarmonia das Beiras (direção de António Lourenço e encenação de Claudio Hochman) e Soeur Gertrude (Dialogues des Carmelites) no Teatro Nacional de São Carlos (direção de João Paulo Santos e encenação de Luís Miguel Cintra). Colaborou ainda como solista em concertos da Orquestra Sinfónica Juvenil (dirigida por Pedro Carneiro) e da Orquestra Clássica do Sul (dirigida por Cesário Costa). Colabora com o Coro Gulbenkian desde 2007 e com alguns ensembles vocais e instrumentais.

Fez o curso profissional de atores da ACT e teve formação em Commedia dell’Arte, Teatro de Improviso e Encenação. No âmbito do teatro musical, teatro-música e teatro, trabalhou com encenadores como Claudio Hochman, Nuno Pino Custódio, Bruno Cochat, Ruben Santos, Manuel Jerónimo, Linda Valadas, Mário Redondo e Marco Martins. Participa regularmente em espetáculos de teatro de improviso, sendo membro do coletivo Cardume. Integra o Teatro Riscado, iniciativa que reúne oito criadores que apresentam regularmente as suas criações em espaços particulares. Faz dobragem de séries de animação.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X