Eventos

Voltar
Viola

Santiago Medina Gutiérrez

Santiago Medina Gutiérrez nasceu em 1990 na Ilha de Tenerife, no arquipélago das Canárias. Iniciou os seus estudos de viola aos 8 anos no Conservatório Profissional de Música de Santa Cruz de Tenerife, na classe da Professora Victoria Mena, com quem concluiu o ensino secundário. Em 2008 ingressou no Conservatório Superior de Música das Ilhas Canárias na classe da professora Macarena Pesutic, concluindo a sua licenciatura com a classificação máxima. Entre 2012 e 2015 estudou na Folkwang Universität der Künste em Essen em parceria com o Orchesterzentrum/NRW em Dortmund, onde terminou o seu Mestrado de especialização em orquestra na classe do Professor Emile Cantor. Foi então admitido na Hochschule für Musik und Tanz de Colónia como aluno de Mestrado em performance solista na classe de Professor Alexander Zemtsov, tendo realizado o recital final em Julho de 2017 com distinção.

De entre os vários cursos e masterclasses em que participou, destacam-se os nomes de prestigiados músicos e pedagogos como Hariolf Schlichtig, Tatjiana Masurenko, Thomas Riebl, Sviatoslav Belonogov, Naoko Shimizu, Gerard Caussé, Jürgen Kussmaul e, mais recentemente, com a professora Nobuko Imai e o Michelangelo String Quartet. Participou nos principais festivais de Música Clássica: com a Joven Orquesta Nacional de Espanha no Young Euro Classics Festival (Berlim), no Aurora Music Festival (Suécia), e com a GustavMahler Jugendorchester no BBC Proms de Londres e Salzburger Festpsiele.

Na temporada 2013/2014 foi estagiário na Deutsche Radio Philharmonie em Saarbrücken, na Alemanha. Estreou-se como solista em Novembro de 2014 com o concerto de William Walton para viola e orquestra, acompanhado pela International Youth Symphony Orchestra Bremen. Colabora frequentemente com várias orquestras na Europa como a International Youth Symphony Orchestra Bremen, Orquesta Sinfónica de Tenerife, Orquesta Filarmónica de Gran Canaria, Deutsche Radio Philharmonie Saarbrücken, Duisburger Philharmoniker e Dortmunder Philharmoniker.

Nos últimos anos tem desenvolvido trabalho em música de câmara, nomeadamente com seu quarteto de cordas Haru Quartet. Com este, obteve o 2.º prémio na segunda edição do Concurso Interno de Música de Câmara da Hochschule für Musik und Tanz de Colónia em julho de 2017. No mesmo ano, foi premiado com uma bolsa de estudos pelo Lions Club de Colónia. Actualmente vive em Portugal onde desenvolve o seu trabalho como músico freelancer.

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X