Eventos

Voltar

Romain Garioud

Romain Garioud é vencedor de prémios em prestigiadas competições internacionais, tais como Tchaikovsky (Moscovo, 2001) e Rostropovitch (Paris, 2002). Obteve também o 2.º prémio no concurso Vina del Mar (Chile, 2002).

Formou-se no Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris com primeiros prémios em violoncelo (1997) e música de câmara (1998). Conhecido pela sua extraordinária sonoridade e senso de fraseado, Romain Garioud teve o privilégio de trabalhar com violoncelistas de renome internacional como Philippe Muller, Anner Bylsma, Natalia Chakovskaia e Steven Isserlis.

Romain Garioud recebeu igualmente os prémios Mécénat Société Générale e Fondation Meyer. Em 2002, “Révélation” da ADAMI (instituto francês para os músicos profissionais). Desde então, a sua carreira expandiu-se largamente, tendo sido convidado como solista e para masterclasses em vários eventos de música clássica europeus (Festival de l’Orangerie de Sceaux em França, Colonges-Bellerive e Amadeus na Suíça, Mantova em Itália, entre outros), e mais recentemenre, na China e América do Sul.

Em Outubro de 2013 tocou o Concerto para Violoncelo de Lutoslawsly para o Festival Yuri Bashmet em Minsk, com a Orquestra Sinfónica da Rádio e Televisão Bielorrussa. Em Junho de 2016 foi convidado para tocar no “Marta Argerich Project” em Lugano e substituiu Natalia Gutman no Concerto para Violoncelo n.º 1 de Shostakovitch com a Orquestra Sinfónica do Porto na Casa da Música.

Apresentou-se com os maestros Christoph Eschenbach (Orquestra de Paris), Jean-Marc Burfin (Metropolitana de Lisboa), Stéphane Cardon e Volodymir Sirenko (Sinfónica da Ucrânia), bem como em parceria com os prestigiados músicos de câmara Mstislav Rostropovitch, Gilles Apap, Dora Schwarzberg, Pavel Gililov, Bernd Glemser, Andre Jussow, Philippe Entremont, Menahem Presler, Florent Héau e Eric Le Sage, entre outros. Tocou nas famosas salas de concerto Musikverein e Konzerthaus de Viena, e Berliner Philharmonie. Vários dos seus concertos foram gravados pela Radio France e pelo canal Mezzo.

Romain Garioud tem procura abranger um repertório eclético. Na música de câmara ou nas suas interpretações enquanto solista, é movido pela sua paixão pela partilha entre músicos.

Em Novembro de 2005 Romain Garioud venceu o 1.º prémio do Concurso Internacional de Violoncelo Valentino Bucchi. É membro fundador do Trio Dorogi desde 2014, com a violinista Dora Schwarzberg e o pianista Giuliano Mazzoccante e, do Vesna Ensemble desde 2016, com a violinista Natalia Prishepenko.

Garioud toca num excecional violoncelo de Nicolai Gagliano de 1760, generosamente cedido por Gabriele & Michael Andreae-Jäckering.

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X