Eventos

Voltar
Saxofone

Raúl Gouveia

Natural de Reguengos de Monsaraz, iniciou aos 14 anos os seus estudos musicais em saxofone na Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, em Reguengos de Monsaraz com o professor Jorge Paulino. Em 2010 ingressou no Conservatório Regional do Alto Alentejo, em Reguengos de Monsaraz, na classe da professora Ana Quintas, e em 2011 no Curso Profissional de Música da Escola de Música do Conservatório Nacional, na classe do professor Artur Mendes. No último ano do curso (2013/2014), estudou na classe do professor Hélder Alves. Nesse mesmo ano, ingressou na Licenciatura em Música – Variante Execução, na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor José Massarrão. Atualmente encontra-se a frequentar o 3.º ano da mesma.

Frequentou masterclasses com alguns dos mais conceituados professores de saxofone, tais como Jean Yves Formeau, Albert Juliá, Otis Murphy, Joonatan Rautiola, Jean-Marie Londeix, Hélder Alves, Fernando Ramos, José Massarrão, Kenneth Tse e James Houlik. Frequentou workshops e cursos de aperfeiçoamento na área do jazz e música contemporânea com os professores Paulo Gaspar, Naná Sousa Dias, Francisco Andrade, Jorge Sá Machado e Christopher Bochmann. Trabalhou com os maestros Jean Sebastién Béreau, Francisco Sequeira, Fernando Marinho, Alexandre Branco, Philip Sparke, Adam Gorb, Jacob de Haan, Luis Clemente, Carlos Amarelinho, Alberto Roque, Rafael Agulló Albors, António Menino, Délio Gonçalves, Mitchell Fennell, Tiago Alves, Pedro Sobral Santos, Élio Murcho, Rui Silva, António Rosado, José Veloso, Christopher Bochmann, Nikolay Lalov, Craig Kirchoff.

Já se apresentou em algumas das mais conceituadas salas de espectáculos do País, destacando o Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, o Teatro Camões, Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa e a Aula Magna.

Venceu vários prémios, entre os quais: 1.º Prémio no 5.º Concurso Internacional de Saxofone “Vítor Santos” em Palmela, na Categoria Júnior, o 1.º Prémio no 9.º Concurso de Música Anatólio Falé em Lagos, o 1.º Prémio no 2.º Concurso Nacional de Saxofone “Sons do Cabral” em Belmonte, na Categoria Júnior em 2014, e o 2.º Prémio no 1.º Concurso Nacional de Interpretação Musical “Cultivarte Jovem” em Lisboa, no Escalão A, todos em 2014. Voltou a receber o 1.º Prémio no 3.º Concurso Nacional de Saxofone “Sons do Cabral” em Belmonte, na Categoria Júnior em 2015, e o 3.º Prémio Ex-Aequo no 6.º Concurso Internacional de Saxofone “Vítor Santos” em Palmela, na Categoria Sénior em 2016.

Em Novembro de 2014, ingressou na Força Aérea Portuguesa onde foi músico na Banda de Música da Força Aérea até Dezembro de 2016. Em Outubro de 2015, apresentou-se a solo com a Banda de Música da Força Aérea com quem estreou a obra “Assimetrik” de Daniel Schvetz para Clarinete, Saxofone Tenor, Marimba e Orquestra de Sopros.

É membro fundador do Quarteto de Saxofones “Tejo Quartet”, e colaborou com a Orquestra Sinfónica Juvenil e com a Orquestra Sinfónica de Cascais. Estreou e foram-lhe dedicadas obras de compositores como Eurico Carrapatoso e Daniel Schvetz.

Desde Março de 2017 que é músico dos Quadros Permanentes da Banda da Armada Portuguesa. É professor de Saxofone no Conservatório de Música de Cascais.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X