Eventos

Voltar
Piano

Ratimir Martinovich

A combinação ideal de inteligência, técnica e paixão, refinamento de toque, técnica perfeita, concentração e controle, potencial dinâmico excepcional, idéias originais e interpretações não convencionais« dão a Ratimir Martinović, pelas palavras dos críticos, um dos lugares de liderança entre os pianistas de a geração mais jovem.

Nascido em Kotor, formou-se em 1999 a partir da classe de Kemal Gekić na Academia de Artes em Novi Sad, tocando numa noite  »Goldberg Variations«, de Bach, »Sonata Hammerklavier” de Beethoven , Quatro Ballades de Chopin , e «Toccata« de Prokofiev, para grande aclamação da crítica. Recebeu o seu mestrado, tocando um todo programa de Bach.

Actualmente, Martinović trabalha como professor associado na Academia de Artes, professor de piano mais jovem e chefe do departamento de música.

Fez estudos avançados com pedagogos e pianistas de renome, tais como Ivo Pogorelich, Karl-Heinz Kammerling, Hiroko Nakamura, Jacques Rouvier, Arie Vardi, Sergio Perticaroli e muitos outros.

Desde o seu décimo segundo ano, ele tocou em mais de seiscentos recitais, concertos de música de câmara, bem como com a orquestra em quase todos os países europeus, Estados Unidos, México, Canadá, Argentina, China, Japão e Tailândia. Tocou em Nova York (Stern Auditorium, no Carnegie Hall), Roma (Auditorium Parco della Musica), Londres (St. John Smith Square, St. James Piccadilly), Xangai (Oriental Art Centre), Praga (Rudolfinum, sala Smetana) , Luxemburgo (Auditório do Banque de Luxembourg), Taipei (Salão do teatro Nacional), Toronto (Glenn Gould Studio), Paris (salão UNESCO), Zagreb (salão Lisinski), Belgrado (centro Sava, hall Kolarac), bem como em Montreal, Moscou, Lisboa, Praga, Buenos Aires, Barcelona, Salzburg, Vancouver, Kansas City, Heidelberg, Bari, St. Petersbourg, Tóquio, Fukuoka, Beijing, Helsínquia, Florença, Tubingen, Montpellier, Granada, Vicenza e em outros lugares.

Martinović toca como solista com orquestras como a Orquestra Berlin Symphony, Istambul Orquestra Sinfónica do Estado, a Orquestra Sinfónica do Estado de México, checo Radio Symphony Orchestra, Vogtland Philharmonic, Tailândia Filarmónica, Orquestra Sinfónica de Helsingborg, Plovdiv Orquestra Sinfónica do Estado, macedónia Philharmonic Orchestra, North Czech Symphony Orchestra, Belgrado Philharmonic, Radio-Televison Orquestra Sinfónica Sérvia, bem como orquestras de câmara como “Viotti” Orchestra, Kaliningrad Chamber Symphony, Cordas de St. Georg, Jovens Solistas da Europa, a Orquestra do North Shore e muitos outros, colaborando com maestros tais como Alexandar Rahbari, Andres Mustonen, Emil Tabakov, Peter Sundkvist, David porceline, William Noll, Aleksandar Ostrovsky, Gudni Emilsson e muitos outros.

Toca em festivais como Granada Festival (Espanha), Festival das Nações (Roma), Pianorama (Florença), Festival Internacional (Ushuaia, Argentina), Ljubljana Festival (Eslovénia), Sarajevo inverno (Bósnia e Herzegovina), Ohrid Festival de Verão (Macedónia ), Sant Pere de Rodes (Espanha), Lake Como Festival (Itália), Nomus (Sérvia), As noites no S ‘. Donat (Croácia) e muitos outros.

Martinović gravou dois CDs com as obras de Bach / Tausing, Mozart, Chopin, Brahms, Prokofiev e de Bach »Goldberg variações«.

É vencedor de muitos prémios e homenagens nacionais e internacionais.
Após sucessos iniciais em concursos de piano em idade muito precoce, Ratimir Martinović retirou-se da cena competição, dedicando o seu tempo a espectáculos e ao ensino.

Martinović é fundador e membro do KotorArt Trio, juntamente com o violinista Roman Simovic e o clarinetista Aleksandar Tasic.

Ele é um dos fundadores do Festival Internacional de Kotor Art e diretor de seu programa de música chamado Don Branko Music Days.

Na temporada 2012-2013, apresentou-se na Bélgica, Coréia do Sul, Alemanha, República Checa, Polónia, Itália, EUA, Espanha, Argentina, Brasil, Finlândia e Suíça.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X