Eventos

Voltar
Piano

Pedro Costa

Pedro Costa foi laureado em 2013 com o 1º Prémio no Concurso de Interpretação do Estoril, com o “Prémio Helena Sá e Costa” e o 2º Prémio no Concurso New Tenuto na Bélgica. Foi também vencedor dos concursos Florinda Santos (2012), Concurso Internacional Cidade do Fundão (2012), Concurso “ConCursos” em Aveiro (2011), “Prémio Lopes-Graça” em Tomar (2008) e Concurso Santa Cecília no Porto (2007).
Como tal, tem vindo a apresentar-se em recitais a solo, música de câmara e acompanhamento de canto em várias salas de concerto em Portugal, Bélgica, Holanda, Alemanha e Itália. Tocou em Festivais de Música como o Festival de Outono de Aveiro, o Harmos Classical no Porto, Festival de Música de Espinho, Cistermúsica em Alcobaça, Festival Internacional da Póvoa do Varzim e o Festival L’Europe en Musique em Bruxelas.
Teve também a oportunidade de tocar a solo à frente de orquestras como a Orkest der Lage Landen, a Koninklijk Muziekkapel van de Gidsen, a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Sinfonieta da ESMAE e a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, sob a direcção de maestros como Walter Proost, Yves Segers, António Saiote, Luís Carvalho e Zvonimir Hacko.
É membro do Duo-Concertante (com o oboísta Guilherme Sousa) e do Lorem Trio (com a violinista Aleksandra Stadniczenko e a violoncelista Aleksandra Pykacz) e trabalha regularmente com cantores como Sarah Defrise, Sara Amorim, Marina Pacheco, Noora Karhuluoma, Julietta Kochorova e Ana Caseiro.
Nasceu em Macau em 1989. Iniciou o estudo de piano aos 7 anos de idade com a professora Suzana Ralha na Associação Cultural “Os Gambozinos” e mais tarde no Conservatório de Música do Porto com a professora Anne Marie Soares. Concluiu em 2007 a Escola Profissional de Música de Espinho onde estudou 3 anos com o professor Fausto Neves.
Licenciado em 2012 no curso de Piano (classe do professor Luís Filipe Sá) da Escola Superior de Música, Artes e Espéctaculo do Porto, frequenta atualmente o Mestrado em Piano no Koninklijk Conservatorium Brussel, na Bélgica, com o professor Piet Kuijken, onde já tinha estudado um ano, ao abrigo do programa ERASMUS, com o professor Daniel Blumenthal.
Aperfeiçoou-se em cursos com Akiko Ebi, Álvaro Teixeira Lopes, Constantin Sandu, Katia Veekmans, Luís Moura Castro, Miguel Borges Coelho, Pedro Burmester e Sequeira Costa.
Nos últimos três anos participou no International Lied Master Classes, em Bruxelas, liderado pelos cantores Udo Reinemann e Christianne Stotijn, onde teve igualmente a oportunidade de trabalhar com músicos como Peter Schreier, Ann Murray, Hartmut Höll, Mistuko Shirai, Joseph Breinl, David Selig, Urszula Kryger, Wolfgang Holzmair, Juilus Drake, Christoph Pregardien, entre outros.
Como Músico de Câmara activo, foi ainda premiado com o 3º lugar no Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça (Alcobaça, 2009), o 1º Prémio no III Concurso de Música de Câmara da ESMAE (Porto, 2011), com o 1º Prémio no Concurso de Música de Câmara “ConCursos” (Aveiro, 2011) e com o 3º Prémio no Prémio Jovens Músicos (categoria Música de Câmara – nível superior) em 2013.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X