Eventos

Voltar
Violino

Nelson Nogueira

Iniciou os estudos musicais aos 5 anos de idade com o seu avô na Escola de Música de Gouveia frequentando mais tarde a classe de piano da mesma escola.

Em 2001 ingressou na Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) na classe de violino do professor António Martelo onde terminou o Curso Básico de Instrumento com a classificação máxima. Em 2005 ingressa na Escola de Música do Conservatório Nacional onde termina o ensino secundário de Violino na Classe do professor António Martelo e de Música de Câmara na Classe da professora Anna Tomasik.

Participou em diversas master classes em Portugal e no estrangeiro assim como na Semana Internacional de Música do Luxemburgo.

Foi solista dos 2º violinos da Orquestra APROARTE em 2004 sob a direção do Maestro Ernest Schell e Concertino da Orquestra dos Conservatórios Oficiais de Música em 2006 sob a direção do Maestro Martin André.

No mesmo ano foi admitido na Escola Superior de Música de Lisboa  onde terminou a Licenciatura na classe de violino do Prof. António Anjos e na classe de Música de Câmara dos professores Alexandra Mendes e Paulo Pacheco. Em 2009, ao abrigo do programa ERASMUS estudou na “Academy of Music and Theatre” na Lituânia na classe do professor Martinas Svegzda von Bekker.

Posteriormente aperfeiçoou os seus estudos com o violinista David Lefévre.

Desde 2009 é membro efetivo da Orquestra de Câmara da Guarda Nacional com a qual se apresentou a solo diversas vezes.

Colabora frequentemente com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

É 1º violino e membro fundador do Quarteto de Cordas de Sintra com o qual se tem apresentado regularmente em diversos festivais em Portugal e no estrangeiro assim como várias gravações para a RTP Antena 2 e para a NPO Radio 4 na Holanda.

Atualmente frequenta o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa e é professor da classe de violino no Conservatório Regional Silva Marques desde 2012.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X