Eventos

Voltar
Maestro convidado

Mark Kadin

Mark Kadin é o Diretor Musical da Orquestra Sinfónica da Rádio Nacional Búlgara desde Setembro de 2017. Entre 2004 e 2014 desempenhou o mesmo cargo na Orquestra Sinfónica de Krasnoyarsk e entre 1996 e 2004, foi Maestro Associado da Orquestra Nacional Russa. Mantém atividade regular com orquestras de cerca de 30 países, tendo partilhado o palco com artistas de renome como Dmitry Khvorostovsky, Mikhail Pletnev, Maxim Vengerov, Vadim Repin, Boris Berezovsky e muitos outros.

Nascido na Ucrânia numa família de profunda tradição musical, Mark Kadin recebeu a sua educação musical em Moscovo, na Academia de Música do Estado de Gnessin e numa outra escola russa de renome. Iniciou a sua carreira de maestro em 1990, ainda enquanto estudante, como Maestro Assistente na Orquestra Sinfónica Juvenil do Estado “Jovem Rússia”, e no Ensemble de Música Contemporânea de Moscovo. Tornou-se posteriormente Maestro Associado da Orquestra Sinfónica da Rádio de Moscovo.

​Em 1996 Mikhail Pletnev convida Kadin para Maestro Assistente da Orquestra Nacional Russa, onde serviu até 2004. Trabalhou de perto com Valery Gergiev, Mstislav Rostropovich, Michael Tilson-Thomas, Kent Nagano e Evgeny Svetlanov.

A convite de Vladimir Spivakov, tornou-se Maestro Residente da Orquestra Estatal de Câmara de Moscovo Virtuosi entre 1999 e 2003. Kadin dirigiu cerca de 30 concertos por ano na Rússia, tendo trazido com prestígio a orquestra a uma digressão europeia pela Suíça, Holanda e Alemanha, com concertos nas salas Kolner Philharmonie, Tonhalle Duesseldorf e Munich-Herkulessaal.

Kadin foi Maestro Principal e Diretor Artístico da Orquestra Sinfónica de Krasnoyarsk de 2004 a 2014, tendo despoletado o sucesso e crescimento da orquestra. Tem sido reconhecido de forma crescente pela sua programação original e interpretação do repertório russo, bem como pela sua busca pela pureza no som de orquestra. O seu repertório tem-se expandido ao longo dos anos bem para além das obras clássicas mais nucleares, para incluir Sibelius, Elgar, Dvorák e Mahler, introduzindo também o público à música de compositores contemporâneos. Todas as sinfonias de Beethoven, Brahms, Tchaikovsky e Rachmaninoff, bem como as obras de referência de Shostakovitch, Prokofiev, Rimsky Korsakov e Mussorgsky foram interpretadas pela Krasnoyarsk.

Para além de dirigir 40 concertos sinfónicos por temporada, Kadin estabeleceu o inovador Summer Open Air Festival em Krasnoyarsk e noutras cidades da Sibéria, tendo alcançado dezenas de milhares de espectadores desde 2011. Levou ainda a orquestra a três digressões asiáticas, pela China e Coreia, com concertos em prestigiadas salas que incluíram o Seoul Art Center.

As suas numerosas colaborações com orquestras russas incluem concertos com a Orquestra Nacional Russa, a Orquestra Sinfónica de Moscovo, a Filarmónica Russa e as orquestras de Novosibirsk, Samara, Volgograd, Voronej, Khabarovsk, Omsk, Irkutsk e Rostov. Como maestro convidado, Kadin trabalhou com variadas orquestras na Europa, Asia e América do Sul, incluindo a Orquestra Sinfónica de Roma, a Orquestra Sinfónica de Queensland, a Orquestra Sinfónica do Chipre, a Orquestra Sinfónica da Rádio Eslovaca, a Orquestra Filarmónica de Sófia, a Orquestra Filarmónica da Morácia, a Filarmonia Artur Rubinstein, a Orquestra Estatal de Istanbul, a Orquestra Filarmónica da Macedónia, a Israel Sinfonietta, a Orquestra Sinfónica Nacional de Costa Rica,a  Orquestra do Paraná, a Orquesta Sinfónica de Yucatan, A Filarmónica de Xiamen, e a Filarmónica Gyeonggi, entre outras.

Kadin colaborou com solistas de renome como Dmitry Khvorostovsky, Sumi Jo, Maxim Vengerov, Vadim Repin, Mikhail Pletnev, Viktor Tretyakov, Boris Berezovsky, Nikolay Lugansky, Denis Matsuev, Alexander Knyazev e muitos outros.

A sua atividade recente com a Orquestra Sinfónica da Rádio Nacional Búlgara incluem a participação em prestigiados festivais como as Semanas da Música de Sófia e Varna Music Summer, bem como uma digressão à Coreia do Sul em 2018, bem aclamada pela crítica.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X