Eventos

Voltar

Maria Pires

Iniciou os seus estudos de dança na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADC), sob orientação de Maria Bessa e António Rodrigues. Teve como professores Irina Stupina, Carlos Prado, Cristina Maciel, Birte Lundwall, João Mouro, Luís Carolino e Vanda Nascimento em Técnica de Dança Clássica. Em Técnica de Dança Moderna, teve as professoras Andrea Diegues, Maria João Lopes e Marina Sacramento, e Irina Tchernychova em Danças de Carácter, entre outros professores. Terminou o Curso de Formação de Bailarinos em 2002.

Fez parte da Pequena Companhia da ADC onde dançou coreografias de Marius Petipa, Jean Dauberval, Irina Tchernychova, António Rodrigues, Andrea Diegues, Jose Limon, Carlos Prado, Iolanda Rodrigues, Maria João Pires e Karen Bell-Karen.

Concluiu o Bacharel em Fisioterapia (2007) pela UATLA – Universidade Atlântica e é licenciada em Teatro – Ramo Direção de Cena e Produção (2012) pela ESMAE – Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo. Integrou o projeto ERASMUS IP “Sound Art in City Spaces” em 2011, em Vilnius, Lituânia, e em 2016 concluiu a formação avançada em Dança Movimento Terapia, no ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Desde 2002 que trabalha como bailarina freelancer, tendo trabalhado com inúmeros coreógrafos e realizado diversas tournées um pouco por toda a Europa, África e Médio Oriente.

Foi condecorada enquanto bailarina com as “Máscaras de Ouro 2005” pelo seu empenho e profissionalismo, no Teatro Maria Vitória.

Começou a dar aulas de dança em 2007, na Escola de Dança 7.ª Posição em Lisboa e desde então já deu aulas em várias escolas em Lisboa e no Porto, nas disciplinas de Dança Clássica, Contemporâneo e Jazz.

Desde 2012 que acumula funções enquanto produtora cultural e diretora de cena.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X