Eventos

Voltar
Violino

Maria João Matos

Nasceu em 1987, na cidade de Guimarães.

Ingressa na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave, na classe de violino do professor José Manuel Costa Santos, onde terminou o curso com 19 valores. Durante estes anos teve oportunidade de trabalhar com António Soares, Javoslav Mikus, António Gaio Lima, Roberto Perez, Evandra Gonçalves, Rómulo Assis, entre muitos outros. Em 2005 ingressa na Academia Nacional de Orquestra na classe do professor Aníbal Lima, trabalhando assim com Jean Marques Burfin, na orquestra da Orquestra Académica da Metropolitana de Lisboa. Durante este período foi Bolseira desta mesma instituição. Em 2007 vai estudar para a Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de violino do mesmo professor, Aníbal Lima, Música de Câmara na classe da professora Irene Lima. Frequentou master classe com Geraldo Ribeiro, Daniel Rowland, Roberto Valdes, Francisco del Castillo, Michail Bezbenhy, Boris Kuniev, Alexei Mijlin, entre outros. Apresentou-se a solo na sala Cupertino Miranda em V.N. de Famalicão, Guimarães Museu Alberto Sampaio, Lisboa Palácio Foz, entre muitos outros locais. Participou na Orquestra Aproarte com o maestro Ernest Schell, e no 1º estágio de Orquestras Escolas Superiores com o Maestro Michael Zilm. Terminou a sua Licenciatura com as mais altas classificações no ano de 2008.

Foi convidada em 2008 pela Academia Latino Améria El Sistema a participar no master classe realizado em Merida (Venezuela), apresentando-se a solo com a pianista americana Kyoungim Kim. Ingressa mais tarde na Orquestra da Câmara Portuguesa, e posteriormente na Camerata Viana da Mota, com quem teve oportunidade de se apresentar a solo no Teatro Nacional de São Carlos.

Em 2009 ingressa no Centro Superior de Música del País Vasco na classe do professor Simon Bernardini (Berlin Philarmonic). Ainda em 2009, é convidada pela Orquestra Sinfónica de Lisboa, a participar em grande parte dos programas orquestrais e na digressão da China. Como reforço apresentou-se na Orquestra Cascais Oeiras, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Filarmónica de Rotterdam. Neste mesmo ano toca com Rodrigo Leão na digressão a Londres/Milão/Paris/Macedónia e Macau. Em 2010 vai estudar para Rotterdam (Codarts) na classe da professora Olga Martinova. 

Ingressa neste mesmo ano como docente de violino na Casa Pia de Lisboa, onde realizou formações de pedagogia infantil, método Suzuki, entre outras.

Em 2014 foi convidada a ingressar na Escola Profissional de Musica de Mirandela (Esproarte) como professora de violino.

Lecionou a disciplina de Violino, na Escola Luís António Verney e no Conservatório Nacional de Lisboa.

Lecionou no ano de 2017 e 2018, na classe de violino na Ecole de Suzuki em Paris (Port Royal).

Actualmente é professora na Orquestra Geração e violinista convidada da Orquestra de Cascais e Oeiras, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Municipal de Sintra e La Nave Va.

Alto Patrocínio / High Patronage

X