Eventos

Voltar
Violino

Marcos Lázaro

Natural de Cascais. Inicia os estudos de música aos sete anos na classe de violino de Marie Louise Fischer e de Dov Bartov na Grundmusikschule Arlesheim na Suiça onde obtêm um 2º prémio de músicos juvenis dessa mesma instituição. Em Basileia, frequenta a Jugendsinfonie Orchester der Régio com o maestro Albert E. Kaiser realizando inúmeros concertos em toda a Suiça, Alemanha, Alsácia, Lichtenstein, Itália e Áustria.
Em 1997, regressa a Portugal onde ingressa na Escola Profissional de Música de Almada (EPMA) na classe de Inês Barata e na classe de música de câmara de Jan Schabowski. Participa no primeiro Estágio Nacional de Orquestra da APROARTE no EUROPARQUE sob direcção do Maestro Ernst Schelle. Licenciou-se na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) onde estudou com Katchatour Amirkhanian e posteriormente com Aníbal Lima. Frequentou ainda as classes de música de câmara de Olga Prats e Irene Lima. Frequentou inúmeras Master-Classes com Zakhar Bron, Orest Shourgot, Galina Turtchninanova, Stefan Kamilarov, Sergei Kravchenko, Boris Kuniev, Jiri Tomasek entre outros.
Participa nos estágios de interpretação “Nova Musica” orientados pelo maestro Wolfgang Niessner na Universidade de Aveiro. Frequentou cursos de música de câmara com Vaclav Bernasek (Kocian Quartet) e Avidis Kouyoumdjian (Musikhochschule Wien).
Colabora regularmente como músico convidado na Orquestra da fundação Gulbenkian, Orquestra de Câmara da Sinfonieta de Lisboa, Orquestra “Pedro Àlvares Cabral”, Orquestra de Câmara de Cascais-Oeiras (OCCO) e Orquestra de Câmara da cidade de Braga. Actuou como concertino na Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) sob a direcção do Maestro e Marimbista
Pedro Carneiro, e na Orquestra do Ginásio Ópera, sob direcção de Kodo Yamagishi, Nuno Dario e de Jean Sebastien Béreau.
Colaborou com a Camerata Vianna da Motta, com direcção artística de Irene Lima e com algumas orquestras semi-profissionais na Suiça, tendo-se apresentado a solo sob a direcção de vários Maestros, entre os quais o Maestro Mark Kolliger, Alfred Brenner e Albert Keiser.
Leccionou violino, naipe e música de câmara na Escola Profissional de Artes de Mirandela (EPAM) onde, em 2005, teve a oportunidade de interpretar a solo o concerto em Ré-Maior de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfónica da EPAM e sob a batuta do Maestro Pedro Neves.
Leccionou também no Conservatório de Cascais.
Participou no Projecto “Haydn” com o Quarteto Lacerda com o qual interpretou metade dos quartetos de J. Haydn para a RDP. Lecciona violino no Instituto Gregoriano de Lisboa.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X