Eventos

Voltar
Acordeão

José Valente

José Valente nasceu em Lisboa, em 1989. Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos, sob a orientação do professor Paulo Jorge Ferreira, no Conservatório Municipal D. Dinis, em Odivelas. Aos 18 anos, foi admitido na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART), onde concluiu o Mestrado em Música, na Área de Especialização em Acordeão, em março de 2013, sob a orientação dos professores Paulo Jorge Ferreira e Maria Luísa Correia Castilho. No ano letivo 2010/2011, esta Escola atribuiu-lhe uma Bolsa de Estudo por Mérito, por ter obtido a melhor classificação na área da Música. Atualmente está a realizar uma Pós-graduação (Advanced Postgraduate – soloist), na Royal Danish Academy of Music, sob a orientação do acordeonista norueguês Geir Draugsvoll.
Obteve vários prémios a nível nacional: 1º prémio, no Concurso de Acordeão de Castelo Branco – Folefest (2008, categoria júnior); 1º prémio igualmente no concurso Folefest (2009, categoria sénior e música de câmara e 2012, categoria música de câmara); 1º prémio no 6º Concurso de Jovens Intérpretes de Caldas da Rainha (2009), o 1º prémio no Prémio Jovens Músicos 2014 (categoria acordeão de concerto, nível superior) e o 1º prémio ex-aequo no 17º Concurso de Interpretação do Estoril | Prémio El Corte Inglés (2015). Ainda no âmbito do PJM 2014, obteve o Prémio União Europeia das Competições Musicais para Jovens (EMCY) e uma Bolsa Gulbenkian da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi o primeiro acordeonista solista a receber o prémio EMCY. Obteve também o 3º prémio na categoria de música de câmara no concurso internacional de acordeão Coupe Mondiale, na Escócia (2008). Já tocou com a Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Metropolitana e ainda a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, sob a direcção dos grandes maestros Cesário Costa, Pedro Carneiro e Olari Elts. Frequentou masterclasses dirigidas por conceituados acordeonistas, nomeadamente Frédéric Deschamps, Friedrich Lips, Geir Draugsvoll, Mika Väyrynen, Paulo Jorge Ferreira, Vojin Vasovic e Yuri Shishkin. Tem realizado concertos em todo o país, designadamente na Casa da Música, no Centro Cultural de Belém, na Gulbenkian, no Mosteiro dos Jerónimos, no Palácio Foz, no Palácio da Independência, no Salão Nobre do Conservatório Nacional de Lisboa, no Teatro Municipal Baltazar Dias, entre muitos outros locais.
Em outubro de 2014, foi editada a sua dissertação de mestrado, Acordeão de concerto em Portugal – perceções e expectativas, pela AvA Musical Editions. Este estudo conta com a participação de músicos portugueses de renome: António Victorino d’Almeida, Carlos Marecos, Cristóvão Silva, Fernando Ribeiro, Joaquim Raposo, Paulo Jorge Ferreira, Sérgio Azevedo e Vitorino Matono.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X