Eventos

Voltar

José Miguel Rodilla

Nascido em  Valência, fez estudos superiores em Clarinete, Direção e Composição nos Conservatórios Valência, Alicante, Roterdão (Holanda) e Mozarteum de Salzburgo (Áustria). Participou em diversos cursos de aperfeiçoamento com os maestros J. Collado, M. Gielen e A. Cecatto.

Iniciou a sua atividade como maestro com a Orquesta del Conservatorio de Murcia (1990-1996), com a qual realizou várias digressões por Espanha, Hungria e Portugal, tendo sido galardoado com o Prémio Jovem Maestro no X Festival Internacional de Orquestas de Jóvenes de Murcia.

Atualmente é Professor Catedrático em Direção Orquestral na Orquesta del Conservatorio Superior de Música de Murcia, Diretor Artístico da orquestra de câmara Solistas Mediterráneos e professor fundador da Academia de Direção de Orquestra e Banda Diesis.

Foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquesta Sinfónica de la Región de Murcia desde a sua fundação em 1996 até 2012, elevando-a às mais altas esferas do meio artístico. Dirigiu como maestro convidado prestigiadas orquestras como a Orquestra Sinfónica da Rádio de Praga, a Sinfónica de Israel, a Sinfónica da Rádio e Televisão de Espanha RTVE (Madrid), Orquestra de Valencia, Sinfónica do Principado das Astúrias, Orquestra da Estremadura (Espanha), Filarmónica de Toronto, Filarmónica de Buenos Aires, Sinfónica de Istambul, Ópera de Ruse (Bulgária), Filarmónica de Baden-Baden, Sinfónica de Pequim, Sinfónica Municipal de Caracas, Nacional da Rádio de Bucareste, Filarmónica Bohuslav Martinu, Filarmónica Moraviana de Olomuc, Filarmónica do Norte Checo, Filarmónica Hradec Králové, Sinfónica Karlovy Vary, Sinfónica de Aachen, Sinfónica de Szeged, Sinfónica Bilkent de Ankara, Filarmónica de Xiamen, Sinfónica de Monterrey, Filarmónica de Jalisco, Sinfónica de Santa Fe, Orquestra da FVG Mitteleuropa Udine, Orquesta de Cámara “Milano Classica”, Orchestra da Camera Fiorentina, Sinfonica di Sanremo, Sinfonica di la provincia di Lecco, Orquestra do Norte (Porto), Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Algarve, Filarmonia Czestochowa, Sinfónica da Academia de Poznan, Sinfónica de Kuzbass em Kemerovo, Sinfónica Nacional do Paraguai, Sinfónica de Bari, Grupo Enigma, Sinfónica de Castela e Leão, Orquestra Bayonne, Sinfónica da Radio de Bratislava, Orquestra da Cidade de Málaga e agora com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras entre outras, assim como as formações corais Orfeón Pamplonés e Orfeón Donostiarra.

O maestro Rodilla é regularmente convidado para dirigir eventos internacionais como o prestigiado Festival Cesky Krumlov (República Checa), “Ravello Festival” em Itália ou a Temporada Internacional do Teatro Teresa Carreño em Caracas. Em 2011 dirigiu a Orquestra Filarmónica de Buenos Aires, sendo esta a sua estreia no Teatro Colón da capital argentina. Foi também convidado recentemente para dirigir no Teatro de la Zarzuela de Madrid a reposição da zarzuela “El Relámpago”, do maestro Barbieri.

Ao longo do seu trajeto profissional como maestro, colaborou com solistas como Joaquín Achúcarro, Michel Camilo, Sol Gabetta, Steven Isserlis, Pepe Romero, Stefan Dohr, Wolfgang Emanuel Schmidt, Ludmil Angelov, Javier Perianes, Tedi Papavrami, Konstanty Kulka, Bulent Evcil, Luis González, Iván Martín, Asier Polo, Leonel Morales, Guy Touvron, Carmen Linares e Jan Simon, e acompanhou regularmente cantores de relevo como Ana María Sánchez, María José Montiel, Elisabete Matos, Ainhoa Arteta ou Steven Salters.

O seu repertório operático é extenso e inclui obras como Carmen, Norma, La Traviata, L’Elisir d´Amore, Lucia de Lamermoor, Cavalaria Rusticana e Pagliacci y Marina. O seu trabalho em produções de zarzuela como La tempestad, La tabernera del puerto, La Revoltosa, Gigantes y cabezudos, La viejecita, Luisa Fernanda, El rey que rabió, La canción del olvido e El relámpago tem-lhe rendido inúmeros elogios.

Apresentou-se nos teatros e auditórios espanhóis mais importantes, bem como em prestigiadas salas de concerto na Europa, Ásia e América.

Realizou várias gravações sob a produção da rádio e televisão do governo espanhol RTVE e RNE, bem como para a Rádio Nacional Checa, Rádio Nacional Romena e a Rádio Eslovaca.

Como pedagogo, apresentou masterclasses e cursos de direção de orquestra na Academia de Música de Poznan (Polónia), e nas Universidades de Valência, Murcia, Almería e Alicante, e no Ateneo Paraguayo (Asunción, Paraguai), entre outros.

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X