Eventos

Voltar
Percussão

João Paulo Monteiro

Natural de Lisboa, iniciou os estudos musicais aos 8 anos. Em 2001 concluiu o curso de Percussão na Escola de Música do Conservatório Nacional, em 2005 a Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, e em 2015 o Mestrado em Performance e o Mestrado em Ensino da Música sob a orientação dos Professores Carlos Voss e Richard Buckley, e Pedro Carneiro.

Participou em vários cursos de orquestras da OPEM e da INATEL, e masterclasses com Alexandre Frazão, Anders Åstrand, Carlos Voss, Eduardo Campos, Eduardo Lopes, Elizabeth Davis, Felix Sabal Lecco, Jeffery Davis, Joseph Pereira, Kenny Aronoff, Mike Portnoy, Nancy Zeltsman, Ney Rosauro, Pedro Carneiro, Pedro Viana, Steve Gadd, Thomas Alkier, Omar Hakim entre outros.

Já colaborou com as seguintes formações: Orquestra Gulbenkian, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfónica de Cascais, Orquestra Sinfonietta, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Algarve, Orquestra Didáctica da Foco Musical, Orquestra de Sopros de Sintra, Orquestra de Cordas e Sopros da ESML, Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra do Conservatório Nacional, Orquestra Nacional do Tejo, Orquestra de Câmara do Douro, Camerata de Lisboa, Lisbon Film Orchestra, Orquestra da Companhia Portuguesa de Opera, West Europe Orchestra, Percussionistas de Lisboa, trio de Percussões da Metropolitana, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, entre outros.

Em 2006 apresentou-se a solo com a Studenten-Orchester de Dortmund dirigida pelo maestro Holger Ellwanger, e tem realizado vários recitais a solo a convite da Academia de Música de Benavente, da Academia de Música de Alcobaça e do Conservatório de Música de Dança e Arte Dramática de Lisboa.

Lecionou a disciplina de Percussão e Bateria em vários cursos do INATEL, nos Encontros Académicos de Percussão de Setúbal, no Big Band Camp do CMDADL e cursos promovidos pela Confederação Musical Portuguesa.

Participação em dez registos discográficos: Orquestra de Câmara do Douro – Follies – Inspirações da alma (2007); Percussionistas de Lisboa – BachMarimbas&Brasil (2009); Percussionistas de Lisboa – BachMarimbas (2010); Enchantya – Dark Rising (2012); Camerata de Lisboa – Canções de Natal Portuguesas (2012); Orquestra de Sopros da ESML – Skies (2013); Mons Lunae – Lotus (2015); Ironsword – None but the brave (2015); Viles Vitae – IV; Archaic Tomb – Congregations for Ancient Rituals (2018).

Atualmente é docente na Escola de Música do Conservatório Nacional, Conservatório de Música de Cascais, Academia de Amadores de Música e no Rock ‘n’ Raw studios. Mantém actividade paralela como percussionista / baterista freelancer, timpaneiro na Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e Orquestra Sinfónica de Cascais, e baterista nas bandas Ironsword, Regular Earth (ex-The Kings of Cold) e Archaic Tomb.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X