Eventos

Voltar
Maestro

João Defesa

João André Rocha Ventura Defesa
Nasceu em Reguengos de Monsaraz a 25 de Outubro de 1989. Iniciou os seus estudos musicais na banda da sua terra natal, a Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, aos 7 anos de idade com o maestro António das Neves Ramalho. O eufónio, não foi amor à primeira vista, mas rapidamente se transformou no instrumento dos seus olhos. Continuou os estudos no Conservatório Regional do Alto Alentejo com o professor Nuno Lopes e depois ingressou na Universidade de Évora, na classe de eufónio do professor Jarrett Butler. Como instrumentista trabalhou com vários professores de topo mundial. Adélio Carneiro, Gil Gonçalves, Steven Mead, Bastien Baumet, Javier Bonet e Sérgio Carolino são alguns dos nomes com que teve a oportunidade de trabalhar e assisitir em diversos workshops e masterclasses. Integrou a Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, a Orquestra de Sopros do Algarve, a Orquestra Alumni (Conservatorio Nacional), Orquestra do Conservatório de Béjar (Salamanca – Espanha), Orquestra de Jazz da Universidade de Évora, Orquestra de Sopros do Conservatório Regional do
Baixo Alentejo e a Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de Alcochete. Em 2007, integrando um grupo de jovens seleccionados , representou Portugal num Festival de Música em Isle-sur-le-Sorgue (França). Já leccionou masterclasses e estágios de instrumentistas, nomeadamente a classe de eufónios no Conservatorio Regional do Baixo Alentejo.
A direcção de orquestra foi desde sempre o sonho da sua vida e assim contra todas as probabilidades académicas, pois a sua formação foi toda vocacionada para o mundo dos sopros, começou a estudar com o maestro Jean- Marc Burfin.
Actualmente estuda Direcção de Orquestra na Escola Superior de Música da Catalunha (Barcelona) com o maestro Jordi Mora Griso e trabalha frequentemente com o maestro António Menino. Já teve a oportunidade de trabalhar com vários maestros, dos quais destaca Jean Marc Burfin, Jean Sebastien Béreau, Jonathan Grethen, Mitchell Fenell, Joana Carneiro, Salvador Brotons, Yan Mikirtumov, Roberto Perez, Jan Wierzba, Eiji Oue e António Menino .
Como aluno externo estudou composição na Escola Superior de Música com o professor António Pinho Vargas.
Paralelamente à música , é aluno da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Actualmente é o maestro da banda juvenil, o maestro assitente do côro polifónico e, orgulhosamente, músico da banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. É o maestro titular e director artistico da Orquestra de Câmara do Alentejo.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X