Eventos

Voltar

João Balegas

João Balegas, natural de Almada, nasceu em 1993 e iniciou os estudos de oboé aos 14 anos de idade na Escola de Música do Conservatório Nacional com o Prof. Luís Marques. Dois anos mais tarde, no mesmo conservatório, ingressou no Curso Profissional de Instrumentista de Sopros e Percussão na classe do Prof. Salvador Parola. Em 2019, ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe do Prof. Nélson Alves.

Como aluno, participou em Masterclasses com Laura Marcos, Sally Dean, Christian Wetzel e Ramón Ortega Quero. Participou, também, nas edições 2011 e 2012 da Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, sob direção de Eduardo Garcia-Barrios e Rodolfo Saglimbeni, no estágio de 2012 da OCPzero, sob direção Pedro Carneiro, e tornou-se instrumentista efetivo da Orquestra Sinfónica Juvenil entre os anos de 2012 e de 2015, sob direção Christopher Bochmann.

Integrou a Banda Sinfónica do Exército, entre 2013 e 2014, e a Banda do Exército – Descamento do Porto, entre 2014 e 2019, onde se apresentou a solo em Oboé e Corne- Inglês.

João Balegas tem vindo a colaborar com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Sinfonietta do Porto, a Sinfonietta de Ponta Delgada, o Capdeville Ensemble e a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, sendo dirigido por Maestros como Pedro Neves, Pedro Amaral, Rui Pinheiro, José Eduardo Gomes e Nikolay Lalov.

Atualmente, João Balegas frequenta o último ano da Licenciatura em Instrumentista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe de oboé do Prof. Nélson Alves.

Alto Patrocínio / High Patronage

X