Eventos

Voltar
Oboé

Joana Soares

Jovem oboísta portuguesa, estuda no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris na classe de David Walter e Nora Cismondi. É licenciada em Música pela Universidade de Aveiro na classe de Jean-Michel Garetti, tendo anteriormente realizado os seus estudos musicais no Conservatório de Música da Jobra na classe dos professores Jonathan Costa, Jean-Michel Garetti e Ana Madalena Silva.
Vencedora do 3.° lugar no Concurso Internacional “Young Artist Oboe Competition” – IDRS (Espanha), do 1.º lugar na 32.ª edição do Prémio Jovens Músicos (Nível Superior) e do Prémio da União Europeia para as Competições Musicais.
Apresentou-se a solo com a Orquestra Gulbenkian e Orquestra Filarmonia das Beiras, em Portugal.
Nascida a 1997, natural de Vale de Cambra, iniciou os seus estudos aos 5 anos em Requinta, na Sociedade Artística-Banda de Vale de Cambra.
Durante o seu percurso, teve a oportunidade de trabalhar com oboístas de renome tais como David Walter, Christian Wetzel, Jean-Luc Fillon, François Leleux, Nora Cismondi, Frédéric Tardy, Christian Schmitt, Robert Silla, J. M. Poupelin, Louise Pellerin, Ricardo Lopes, Pedro Ribeiro e Samuel Bastos, bem como com maestros como Patrick Davin, Tito Ceccherini, Pierre-André Valade, Julien Leroy, David Walter, Takashi Kondo, Ernst Schelle, Pedro Neves, José Eduardo Gomes, Jan Cober, Andreas Weiß, Marc Lys, António Saiote, José Rafael Vilaplana, Alberto Roque, Alex Shillings, Carlos Marques, Luís Carvalho, Francisco Ferreira, António Vassalo Lourenço e André Granjo, entre outros.
Integrou a Orquestra Sub-21 Capital Europeia da Cultura (Guimarães 2012), a Jovem Orquestra Portuguesa e o Estágio Gulbenkian Orquestra.
Colabora frequentemente com a Banda Sinfónica Portuguesa e já colaborou com Orquestra Sine Nomine, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orchestre de Chambre de la Nouvelle Europe, Orchestre Symphonique et Lyrique de Paris, Orchestre de Colonne e Orchestre Sostenuto.
Laureada em vários concursos como solista, destacam-se o 2.º Prémio na 29.ª Edição do Prémio Jovens Músicos (Nível Médio), os 1.ºs prémios no Concurso Internacional de Sopros “Terras de La-Salette” nas categorias Infantil, Júnior e Sénior, e o “Prémio do Público” e o 1.º lugar (ex-aequo) no Prémio de Interpretação Frederico de Freitas/Universidade de Aveiro.
No contexto da música de câmara, incorporou o agrupamento pentaUnio (quinteto de sopros), com o qual alcançou os 3.ºs lugares no III Concurso Nacional Gilberta Paiva e na 30.ª edição do Prémio Jovens Músicos (Nível Superior).
Destacam-se ainda, a participação no festival Kultur Sommer Nordhessen (Kassel, Alemanha) com a Jovem Orquestra Portuguesa, a participação no World Music Contest (Holanda) com a Banda Sinfónica Portuguesa, gravação do CD “The Ghost Ship” com a Banda Sinfónica Portuguesa e uma turné de 12 concertos na China com a Orchestre de Chambre de la Nouvelle Europe.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X