Eventos

Voltar
Piano

Joana Gama

Joana Gama nasceu em 1983 em Braga. Ingressou, aos cinco anos de idade, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian onde estudou piano com Ema Pais Martins, Ana Rita Lima e João Paulo Teixeira. Prosseguiu estudos na Royal Academy of Music (Londres) na classe de Vanessa Latarche e terminou a Licenciatura em Piano na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) na classe de Tania Achot em 2005. Concluiu, em 2010, o Mestrado em Interpretação sob a orientação de António Rosado e Benoît Gibson na Universidade de Évora onde prossegue actualmente estudos de Doutoramento sobre música contemporânea portuguesa para piano como bolseira da FCT.

Frequentou masterclasses com Helena Sá e Costa, Luiz de Moura Castro, Sofia Lourenço, Ralf Natkemper, Vitaly Margulis e Vladimir Viardo (piano) e com Olga Prats, Felix Rengli, Avedis Kouyoumdjan e Igor Naidin (Quarteto Borodin) em música de câmara.

Privilegia o repertório para piano dos séculos XX e XXI, incorporando frequentemente música contemporânea portuguesa nos seus programas, tendo efectuado a estreia de obras de compositores como Luís Tinoco, [ka’mi], Fernando Lobo, Ana Seara, Hugo Ribeiro, João Antunes, Sara Claro, Sofia Rocha e Luís Cardoso, nomeadamente nos concertos “Peças Frescas” realizados no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz em Lisboa.

Tocou a solo no “Festival Música Portuguesa, Hoje”, realizado em Julho de 2008 no Centro Cultural de Belém (CCB) e nas edições de 2010 , 2011 e 2014 dos “Dias da Música em Belém”, no CCB.

No Prémio Jovens Músicos/Antena 2 (PJM) obteve o 1º lugar na categoria de piano – nível superior (2008) e acompanhamento de piano (2005). Obteve ainda o 3º lugar na categoria de música de câmara – nível superior (2004). Tocou a solo com a Orquestra Gulbenkian no Concerto dos Laureados do PJM 2008 na Casa da Música, com transmissão directa para a Antena 2 e UER/EBU. No seguimento do PJM, apresentou-se em recitais no Teatro São Luiz, na Casa da Música e foi ainda solista com a Orquestra do Algarve.

Entre 2005 e 2009, integrou com regularidade a Orquestra Metropolitana de Lisboa, onde foi dirigida por maestros como Cesário Costa, Michael Zilm, Jean-Sébastien Béreau ou Pablo Heras-Casado. Integrou igualmente a Orquestra Sinfónica Juvenil na estreia de obras de Christopher Bochmann e, mais recentemente, o Lisbon Ensemble 20/21, a Orchestrutopica e o Sond’Ar-Te Electric Ensemble.

Entre 2004 e 2010 fez parte do corpo docente da Metropolitana, exercendo funções de pianista acompanhadora da ANSO e professora de piano no CMML.

Como pianista e performer, nos últimos anos tem estado envolvida em projectos que associam a música às áreas da dança (Tânia Carvalho, Luís Guerra, companhia Útero), do teatro (Esticalimógama), da fotografia (Eduardo Brito) e do cinema (João Botelho, Miguel Seabra Lopes e Leonor Noivo).

Acaba de lançar o seu primeiro disco: QUEST, projecto de piano e electrónica partilhado com o músico Luís Fernandes, editado pela Shhpuma.

É membro fundador do CAAA Centro para os Assuntos de Artes e Arquitectura – Guimarães e d’O Homem do Saco, atelier de tipografia e edições. Gravou diversas vezes para a Antena 2.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X