Eventos

Voltar
ViolinoViola

Jean Aroutiounian

Nasceu em Yerevan , capital da Arménia. Começou o estudo de violino com 5 anos de idade com o seu pai, professor Gareguin Aroutiounian, dando o seu primeiro recital com 7 anos. Aos 8 anos de idade ganhou o 1º prémio no concurso Jovens Talentos da Arménia e com 9 anos o Concurso Jovens Intérpretes, estudando na classe do conceituado professor Villi Mokatsian, na Escola Profissional de Tchaikovsky.
Em 1990 vem viver para Portugal. Concluiu o Conservatório Nacional de Música de Lisboa onde foi concertino principal da orquestra.
Em 2005 termina a Licenciatura de Violino na Escola Superior de Música de Lisboa. Ao longo do seu percurso como aluno, estudou regularmente com os professores: Zakhar Bron na Escola Superior Reina Sofía em Madrid, Boris Belkin no Conservatório Maastricht, Maxim Vengerov no Music School Lubeck, teve aulas particulares com o maestro Rudolf Barshai e em música de câmara trabalhou com Itamar Golan, realiza vários recitais e concertos em Portugal e ex-União Soviética. Participou em Festivais como solista e em Música de Câmara, com um vasto repertório como concertos de Tchaïkovsky, Sibelius, Beethoven, Max Bruch, Mendelssohn, Mozart, Paganini, Sonatas para Violino e Piano, e várias peças para violino.
Colabora frequentemente em concertos e gravações com músicos portugueses, tais como: Mário Laginha, Mariza, Carlos do Carmo, Camané, Tito Paris entre outros.
Trabalhou com maestros como Gustavo Dudamel, Lawrence Foster, Simone Young, Jean-Claude Casadesus, Michael Zilm, Pinchas Zukerman, Gennady Rozhdestvensky, John Axelrod, Alexander Frey, Christian Badea, Joana Carneiro, Nikolay Lalov, Osvaldo Ferreira, Pedro Neves entre outros.
Foi músico efetivo da Orquestra de Câmara Portuguesa, onde desempenhou o papel de concertino principal e frequentemente colabora com a Orquestra Gulbenkian e Orquestra Metropolitana de Lisboa.
É um dos professores fundadores do Projeto Orquestra Geração, que atuou em variadíssimas salas, entre as quais, Teatro São Luiz, Centro Cultural Olga Cadaval, Fundação Calouste Gulbenkian, Aula Magna, Coliseu dos Recreios, entre outros.
É professor de violino e coordenador na Academia de Amadores de Música com alunos premiados em vários concursos nacionais. Realiza frequentemente masterclasses, workshops, formações e estágios de orquestra.
É um dos membros fundadores da Associação Muzart que dedica-se a promoção e apoio a jovens intérpretes.
É membro, como Violetista, do Ad-Hoc String Quartet.
Desde a temporada 2013/2014 integra a Orquestra Cascais Oeiras como Violetista.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X