Eventos

Voltar
Maestro

Jan Miłosz Zarzycki

Jan Miłosz Zarzycki é gestor e diretor artístico da Witold Lutosławski Chamber Philharmonic em Łomża. É professor na Universidade de Música Frédéric Chopin de Varsóvia. Venceu diversas competições internacionais em Itália, Espanha e Hungria.

Estudou direção com Marek Pijarowski na Academia de Música em Wrocław, onde se graduou com distinção em 1994. Continuou os seus estudos em Viena e Berlim, sob a orientação de famosos maestros como Seiji Ozawa, Kurt Masur e Claudio Abbado. Em 1990, graduou-se com distinção em violino da Academia de Música de Katowice, tendo ganho vários prémios em concursos de violino. Ele também terminou os estudos de pós-graduação para artistas e animadores de cultura na Faculdade de Gestão da Universidade de Varsóvia.

Em 1988, tornou-se diretor musical da Jeunesses Musicales Student Chamber Orchestra da Academia de Música de Katowice e, em 1992-1993, trabalhou estreitamente com a Ópera Estatal de Wrocław. Ele foi um dos dois vencedores do primeiro prémio na 1.ª Competição Nacional de Maestros Witold Lutosławski em Białystok, 1994, recebendo também três prémios especiais (incluindo o prémio de Orquestra). Tendo conquistado o terceiro lugar na 7.ª Competição Internacional Arturo Toscanini em Parma, 1997, foi convidado para dirigir a Orquestra Sinfónica Arturo Toscanini de Emilia Romagna, numa excursão por Itália.

Trabalhou com a Orquestra Sinfónica da Rádio Nacional Polaca, com a Sinfónica de Varsóvia e com a Ópera de Câmara de Varsóvia. Em 1999, foi nomeado professor e membro da Universidade de Música Frédéric Chopin de Varsóvia. A partir deste momento, começou a realizar Workshops Internacionais de Direção Juvenil (como diretor artístico e maestro), em Szczecin. Em 2004, foi nomeado responsável e diretor artístico da Orquestra de Câmara de Łomża.

Tem dirigido a maioria das orquestras da Polónia e algumas orquestras na Alemanha, França, Áustria, Holanda, República Checa, Rússia, Itália, Ucrânia, Macedónia, Estados Unidos da América, Portugal, México, Noruega, Bélgica, Lituânia e Bielorrússia. Até ao momento, já gravou 12 álbuns, tendo um deles ganho uma nomeação para atribuição do Prémio Frédéric da Indústria Fonográfica Polaca.

Ganhou um prémio especial do Ministério da Cultura e do Património Nacional em reconhecimento da sua inestimável contribuição à cultura musical polaca (2008) e um diploma pelo seu trabalho proeminente na preservação do legado de Chopin (2011 e 2013). Além disso, em 2013, foi honrado com o Prémio Gloria Artis e Prémio Podlaskie Voivodeship Marshal’s pelas extraordinárias conquistas no campo da criação artística, divulgação e preservação da cultura. Em 2014, por decisão do Presidente da Polónia, Jan Miłosz Zarzycki tornou-se Professor de Artes Musicais.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X