Eventos

Voltar
Piano

Grazia di Venere

Grazia Di Venere nasceu em Bari (Italia), obtendo aí em 1993 o Diploma de Piano (curso superior) com a classificação máxima (20 val.), cum laude e menção honrosa no Conservatório de música “N. Piccinni”, sob a orientação de A. Annese.
Conquistou inúmeros prémios ( primeiros três lugares) em concursos pianisticos italianos, entre os quais os de Osimo, Caserta, Sestri Levante, Galatina, Mola di Bari, Lamezia Terme, Castellaneta, etc.
Frequentou diversos master class e cursos de aperfeiçoamento de piano em Italia e no estrangeiro, com importantes professores quais Angela Annese (Musica a Villa Albrizzi), Sergio Bonizzato (Accademia Pianistica di Bari), Sergio Fiorentino (Corso Nazionale annuale perfezionamento pianistico Lamezia Terme), Edith Murano (X Festival de música de Zumaya-Spagna), Alexander Lonquich (Campus Internazionale di musica Sermoneta) tendo-se destacado nos concertos finais dos melhores alunos.
Teve também algumas aulas com o celebre pianista Aldo Ciccolini.
Apresentou-se regularmente para diferentes associações de concerto italianas, (Auditorium “N. Rota”, Auditorium Vallisa, Rassegna Giannini, A.gi.mus, Ateneo Universitá Bari, A.Co.T. Trani, Associazione Harmonia, etc.) quer em recitais a solo, quer em agrupamentos de câmara (duos, trios, quintetos) obtendo sempre elogios do publico e da critica.
Além do piano estudou musica antiga, obtendo em 1997 o Diploma de Cravo (curso superior) com elevada classificação (18 val.), no Conservatório de musica “N.Piccinni”, aperfeiçoando-se seguidamente com Emilia Fadini no “Iº Corso nazionale di musica antica di Matera”.
Como cravista, ganhou uma bolsa de estudo oferecida pelo Rotary Club aos melhores alunos finalistas do Conservatório de Bari e participou na “IIª Rassegna migliori diplomati d’Italia” depois uma selecção a nível
nacional em Castrocaro Terme e classificou-se finalista no concurso nacional de cravo “G. Gambi” em Pesaro no Conservatório G. Rossini.
Ensinou piano e formação musical em escolas de música em Itália e foi professora assistente na classe de cravo do Conservatorio de Bari.
Participou a dois seminários no Conservatório de Aveiro sobre baixo continuo com a prof.a Petra Zenker da Universidade de Viena.
Tem muita experiência como pianista acompanhadora, tendo acompanhado ao longo de muitos anos, instrumentos de corda, instrumentos de sopro e canto em exames, concertos, concursos e audições para orquestra em Milano, Roma, Firenze, Cremona, etc.
Desde o ano 2000 reside em Portugal, leccionando piano, cravo e acompanhamento em Conservatórios de música e Escolas profissionais (Ponta Delgada, Guarda, Covilhã, Setúbal, Lisboa).
Realizou vários concertos a solo como pianista e como cravista:
Temporada musical dos Açores do 2001 e 2002, Festival J.Baldi da Guarda, Juventude musical portuguesa (Palácio Foz), Teatro municipal da Guarda, Auditório municipal de Vila do Conde, Salão Nobre do Conservatório de Lisboa, etc.
Tocou em recitais em directo pela radio Antena2 na temporada de 2007 e 2008 “Concerto aberto – em busca de novos talentos” obtendo muito boas críticas do publico especializado.
O seu repertório é vasto, abrangendo obras de música antiga e de música contemporânea
Desde o ano de 2008, realizou recitais de música da câmara como pianista e cravista em colaboração com os solistas e com a Orquestra da Câmara de Cascais e Oeiras no Museu da Música Portuguesa, no Centro Cultural de Cascais, no Auditório Ruy de Carvalho, no Palácio dos Arciprestes, no Cine-Teatro de Reguengos de Monsaraz, no Salão Nobre do Municipio de Loulé, etc.

Actualmente é professora acompanhadora na Escola de musica do Conservatório Nacional de Lisboa.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X