Eventos

Voltar
Maestro

Giancarlo de Lorenzo

Nascido em 1959, Gian Carlo completou os seus estudos no Conservatório de Música de Brescia, onde se graduou com honras em órgão e composição sob a orientação do Maestro Franco Castelli. Após a obtenção do diploma de bacharel em clássico continuou os seus estudos na Faculdade de Letras da Universidade de Bolonha, na DAMS, secção Music. Também estudou composição e regência com o maestro G. Cataldo.
Maestro titular da Orquestra Vox aurae de Brescia desde 1992, em 2003, foi-lhe dado o cargo de director artístico e regente titular do Teatro Olimpico em Vicenza, uma posição que ocupou até dezembro de 2011. Com esta orquestra, tem realizado vários concertos em Itália e no exterior.
Colaborou com solistas como LG Uriol, M. Fornaciari, A Bacchetti, S.Krylov, F. Manara, A.Persichilli, P.Hommage, E. Klein, G. Costa, U. Clerici, B. Engerer, P. Entremont, Rudy M., E. Virsaladze, S. Mintz, U. Ughi, P. Amoyal, P. Galliano, Hiromi, Uri Caine, Ramin Bahrami, Mischa Maisky e muitos outros, sempre com amplo apoio do público e dos críticos.
Já dirigiu várias orquestras italianas e estrangeiras, como a Orquestra de Pádua e Veneto, “As tardes Musical”, em Milão, a Orquestra Filarmónica italiana, Orquestra Sinfónica Abruzzese, Orquestra Europa Philharmonie Magdeburg, “Mainzer Chamber” de Mainz, Orquestra Sinfónica Wroclaw (Polónia), Orquestra Sinfónica de Kiev, a Orquestra do Hermitage, em São Petersburgo, a Helsinki Baroque Ensemble, Orquestra Filarmónica de Turim, I Virtuosi italiano, a “Orquestra SYNPHONIE Riverside” (New Jersey), Orquestra Filarmónica der Nationen em Festival der Nationen, Orquesta Sinfónica del Estado de México, Orquestra Sinfónica do Teatro Nacional de Brasília, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Sinfónica do Chipre, Orquestra Sinfónica da Extremadura, Orquestra Sinfónica de Maracaibo, Orquestra Sinfónica de Manaus, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Symphony Toronto Symphony Orchestra de Istambul, Orquestra Filarmónica de Belgrado, Orquestra Sinfónica de Kalisz (Polónia), Filarmónica Hradec Kralove para “Smetana Salão” de Praga.
Também dirigiu as prestigiadas orquestras Philarmonisches Câmara Munchen e London Mozart Players. Em 2009 dirigiu a Orquestra Sinfónica Abruzzese no Teatro alla Scala, em Milão, com grande sucesso e aclamação da crítica, num concerto dedicado à reconstrução do Teatro Municipal de Aquila. Com o mesmo projecto em abril de 2010, foi convidado da Academia Nacional de Santa Cecília no Parco della Musica, em Roma. Com a Sinfónica Abruzzese e o clarinetista Fabrizio Meloni, gravou um CD que foi lançado em novembro de 2009 pela revista “Amadeus”.
Em março de 2012, dirigiu o Teatro Carlo Felice em Génova, a Orquestra de Carlo Felice com o pianista A. Bacchetti, num concerto dedicado à música de Bach, Mozart e Mendelssohn.
Também em 2012, foi convidado pelos Festivais de Santander durante o qual, à frente da Orquestra Sinfónica de Bilbao, fez a trilogia O. Respighi e, em estreia mundial, a Décima Sinfonia de Tomás Marco.
No domínio da ópera, dirigiu várias produções, incluindo o grande sucesso, “As Bodas de Fígaro” de W. A. Mozart, “Rigoletto” de Verdi, “La Serva Padrona” de G. B. Pergolesi, “Mr. Bruschino” de G. Rossini, “Elisir d ‘Amore” de G. Donizetti, em Seul, “Traviata” de Giuseppe Verdi, na ópera de Tirana do Teatro dell.
Há já muitos anos que é regularmente convidado a dirigir orquestras em Espanha. Nell, em outubro de 2005, conduziu a Orquestra do Teatro Olimpico em Vicenza no Music Barge, em Nova Iorque, onde retornou em março de 2006, para chefiar o prestigioso Carnegie Hall.
Director Artístico da temporada musical “Space Symphony” de Brescia, desde janeiro de 2012 foi nomeado Maestro Convidado Principal da Orquestra Filarmónica e da Orquestra Sinfónica do italiano Grosseto.
A partir de 01 de janeiro de 2015, foi nomeado director artístico e director musical da Orquestra Sinfónica de Sanremo.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X