Eventos

Voltar
Contrabaixo

Francisco Viana

Francisco Viana nasceu em Lisboa em 1993.

Iniciou os estudos de contrabaixo em Lisboa aos 14 anos de idade com o professor Pedro Wallenstein, depois de ter estudado piano desde os 5.

Foi admitido em 2013 no Centro Superior Katarina Gurska (CSKG) em Madrid para frequentar a Licenciatura em Música na especialidade de Interpretação com o professor Karen Martirossian.

Após terminar a sua licenciatura em 2017, foi admitido em 2018 na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) para frequentar o Mestrado em Música com o Professor Manuel Rego.

Ao longo do seu percurso escolar teve a oportunidade de trabalhar com grandes mestres do contrabaixo à parte dos professores titulares, em

regime de masterclass ou aulas particulares, como Luís Cabrera, Janne Saksala, Yuri Aksenov, Rinat Ibragimov, Vitan Ivanov, e Vladimir Kouznetsov.
Foi ainda influenciado de diversas formas na sua carreira musical por professores e músicos de outros instrumentos e áreas musicais com quem teve o privilégio de poder colaborar e aprender, tais como Lev Vinocour, Cecília Berkovich, Vicente Alberola, George Pehlivanian, entre outros.

Entre 2017 e 2019 foi bolseiro das fundações GDA e EDP através da OSJ – Orquestra Sinfónica Juvenil. Durante esse período esteve integrado na orquestra na qualidade de chefe de naipe da secção de contrabaixos, desenvolvendo uma intensa actividade de concertos por todo o país.

Teve ainda a oportunidade de se apresentar a solo com a orquestra em 2018, no Palácio Nacional da Ajuda, com o Concerto no2 em Mi Maior para Contrabaixo e Orquestra de Karl D. Dittersdorf.

A sua atividade profissional hoje em dia é maioritariamente composta por colaborações regulares em formações orquestrais, nomeadamente com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, da qual é membro desde 2019, e com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, com a qual colabora frequentemente a título de reforço desde 2018.

À parte da atividade em orquestra, colabora também frequentemente com vários agrupamentos de música de câmara em diversos palcos em Espanha e Portuga, com os quais desenvolve uma actividade musical variada que vai desde a música antiga até aos nossos dias.

É professor de Formação Musical desde 2012, e de contrabaixo desde 2015, e leciona desde então de forma contínua no ensino livre e oficial em variadas instituições em Portugal, desde o nível de iniciação até à preparação com sucesso de alunos do ensino profissional para o ingresso ao Ensino Superior.

Alto Patrocínio / High Patronage

X