Eventos

Voltar
Violoncelo

Filipe Quaresma

Filipe Quaresma,  é “…um dos mais interessantes músicos portugueses da actualidade” (Jornal Público) e tem uma “….forma precisa e soberbamente articulada de tocar, cheia de paixão e bastante contemplativa…” (The Strad Magazine).

Concilia a sua intensa carreira a solo e de música de câmara com a atividade de professor de violoncelo na ESMAE – IPP, o lugar de primeiro violoncelo na Orquestra Barroca da Casa da Música (CdM) e do Darcos Ensemble, o Remix Ensemble CdM, o Sond’Ar-te Electric Ensemble e a Orchestre Révolutionnaire et Romantique de Sir John Eliot Gardiner.

Já se apresentou nas principais salas portuguesas e europeias, entre as quais se destacam Casa da Música, Fundação Gulbenkian, CCB, Philharmonie de Paris, Berliner Philharmoniker, Royal Albert Hall, Wigmore Hall, Concertgebouw, Tonhalle Zürich, Wiener Konzerthaus, Musikverein, Philharmonie Luxembourg e Palau de la Musica de Barcelona, trabalhando com os mais prestigiados músicos portugueses e estrangeiros da actualidade.

Estudou na EPABI (Covilhã) com Rogério Peixinho, na Royal Academy of Music (Londres) com David Strange, Mats Lidström, e na Scuola di Musica di Fiesole (Itália) com Natalia Gutman. Ao longo da sua carreira obteve vários prémios e bolsas de estudo de prestígio nacional e internacional, sendo de destacar o título ARAM (Associate Royal Academy of Music) atribuído em 2010.

Recentemente lançou o disco“Sonatas for cello and piano” (2017) com o pianista António Rosado e, pela etiqueta norte-americana ODRADEK, o CD com o Concerto para violoncelo e orquestra de Luís Tinoco, gravado ao vivo na sua estreia no CCB em 2017.

Filipe Quaresma toca com um violoncelo de Christian Bayon e um violoncelo barroco de António Capela.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X