Eventos

Voltar
Violoncelo

Fernando Costa

Fernando Costa tem-se afirmado nos últimos anos como “um valor seguro da nova geração de intérpretes em Portugal” (Casa da Música, Porto), somando alguns prémios de prestígio à sua carreira. As suas performances são marcadas por uma forte presença em palco, combinando um estilo dinâmico e impulsivo com a sua expressividade e sensibilidade musicais.
Violoncelista português, nascido em 1991, iniciou os seus estudos de violoncelo com Valter Mateus e em 2013 terminou a sua Licenciatura com classificação máxima, na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo no Porto, na classe de violoncelo de Jed Barahal. Recentemente, conclui o Mestrado em Performance Musical, sob a orientação do prestigiado violoncelista António Meneses, na Hochschule der Künste Bern, na Suiça. Foi distinguido com bolsa de mérito do Instituto Politécnico do Porto (2010 e 2011) e com uma bolsa de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian (2011). Já trabalhou com violoncelistas como Paulo Gaio Lima, Filipe Quaresma, Dimitri Ferschtman, Márcio Carneiro, Anne Gastinel, Natalia Gutman, Pavel Gomziakov, Luís Claret, António Meneses, entre outros. Foi laureado em variados concursos, entre os quais se destaca a obtenção do 1 º Prémio “Prémio Jovens Músicos 2011”, Violoncelo, Nível Superior; 1 º Prémio “Concurso Internacional de Santa Cecília” (2011); 1 º Prémio “Prémio Helena Sá e Costa, 2012″; 1 º Prémio em ConCursos 2012 (música de câmara), 2 º Prémio ” Prémio Jovens Músicos” 2012 e 2013, Música de Câmara, Nível Superior, e teve, também, a oportunidade de actuar como solista acompanhado pela Orquestra Gulbenkian, a Orquestra do Norte, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sinfonieta da ESMAE, entre outras.
Fernando, apresenta-se tanto a solo como em música de câmara, tendo, actualmente, uma regular actividade musical em Portugal e no estrangeiro. De recentes projectos, destacam-se as tours pelo Canadá e África do Sul e a participacão em Festivais como em Portugal, Espanha, Franca, Holanda e Itália.
Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2013 e 2015 e é, actualmente, representado pela KNS Artists, tendo sido publicado recentemente o seu CD de estreia “Après un rêve”, para a KNS Classical.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X