Eventos

Voltar

Emanuela Nicoli

Nascida em Florença, estudou no Conservatório “Luigi Cherubini” de Florença diplomando-se em Harpa com a nota máxima.

Frequentou vários cursos de aperfeiçoamento em Harpa com Prof.ª Susanna Mildonian na “Accademia Chigiana” em Siena e Maestro Fabrice Pierre na “Fondazione Musicale di S. Cecilia” em Portogruaro. Frequentou os cursos de Música de Camera com a Prof.ª Patrizia Pinto e Maestro Marco Lorenzini e o curso de Musica de Camera com o Maestro Pier Narciso Masi (Festival Città di Lucca, 2004). Com o mesmo Maestro frequentou o Curso Anual de Musica de Camera de 2004 a 2006 na “Accademia di Musica di Sesto Fiorentino”. Frequentou ainda o Curso de Harpa com a Prof.ª Isabelle Perrin na “Accademia Internazionale di Cagliari”(2008) e, na “Accademia di  Musica di  Fiesole”, a Trienal de Música Contemporânea com o Maestro Mario Ancillotti.

Venceu em 1997 o Concurso Nacional “Riviera della Versilia” e em 1999 o Concurso Internacional “Rovere D’Oro” na sua categoria.

Em 2006, concluiu o Curso Anual de Qualificação Profissional para Professor de Orquestra do “Progetto Palcoscenico” no Teatro Comunale del Maggio Fiorentino.

Em 2007, licenciou-se em “Discipline Musicali” no Conservatório Luigi Cherubini em Florença, tendo alcançado a classificação máxima.

Atualmente apresenta-se em formação de Câmara e em Orquestra, tendo já participado em diversos concertos e festivais com Ensemble Orchestral de Dijon (Dijon – França), I Filarmonici di Firenze (Firenze – Itália), Orchestra Massimo de Bernart (Livorno – Itália), “Festival Pucciniano” di Torre del Lago (Lucca), Orchestra Cantieri D’Arte (Reggio – Emilia), Orchestra Florence Sinfonyetta (Florença – Itália), Orchestra Mussinelli (La Spezia – Itália), Orquestra Clássica do Centro (Coimbra), Syrian National Symphony Orchestra (Damasco – Síria), Orquestra “Vigo430” (Vigo – Galiza), Fundação Orquestra Estúdio (Guimarães), Orquestra Sinfónica da Esmae (Porto), Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), Orquestra Sinfónica do Porto, Orchestra Franci (Siena – Itália),  Orchestra Sinfonica di Massa Carrara,  Orquestra Metropolitana (Lisboa),  etc.

Em Abril 2010 gravou o CD com o tenor Carlos Guilherme e  Orquestra do Norte “InOpera” e em Setembro de 2011, colaborou com a Orquestra Gulbenkian na gravação da Ópera “Usher House” de Gordon Getty.

Atuou como solista em diversos recitais em França, Itália e Portugal. Desde 2001 que faz parte do duo de flauta e harpa “Iris”, tocando em Itália, na Suíça, nos E. U. A. e em Portugal.

Os seus projetos mais recentes são o trio “Contrasti” (violino, contrabaixo e harpa), o duo “Angelicus” (harpa e voz) e um duo de harpa e violino.

Foi harpista na Orquestra do Norte entre Outubro de 2009 e 2015, colaborando atualmente com a Orquestra Sinfónica do Porto e com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.

 

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X