Eventos

Voltar
Maestro

Élio Leal

Élio Anes Leal, nasceu no Bombarral em 1986 e iniciou os estudos musicais com 11 anos de idade na escola de música do Círculo de Cultura Musical Bombarralense. Frequentou o Conservatório de Música de Caldas da Rainha e posteriormente a Escola de Música Nossa Senhora do Cabo onde concluiu o Ensino Complementar de Música na variante de Trompete.
Iniciou os seus estudos de direção em 2003, tendo desde então trabalhado com os maestros; Jean-Sébastien Béreau, Jo Conjearts, Lior Shambadal, Timothy Reynush, Mark Heron, Johannes Schlaefli e Scott Sandmeier. Estudou direção coral e reportório operático com Enza Ferrari e Giovanni Andreoli.
Em diferentes contextos teve a oportunidade de dirigir os seguintes agrupamentos: Orquestra Sinfónica do Chipre, Orquestra do Algarve, Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra de Câmara do Luxemburgo, Orquestra Clássica do Sul, Percussões da Metropolitana, entre outros.
Desde 2005 é maestro da West Europe Orchestra, orquestra de jovens que fundou e com a qual foi vencedor nacional do Prémio Carlos Magno para a Juventude na sua 1ª edição em 2008, representando Portugal neste importante concurso organizado pelo Parlamento Europeu e pela Fundação Internacional Carlos Magno de Aachen (Alemanha). O projeto foi distinguido pelo então Presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pottering, e pela chanceler alemã, Angela Merkel.
Com a West Europe Orchestra gravou ainda um CD dedicado à música portuguesa a convite da editora Lusitanus Edições, em 2012 fez uma digressão à Grécia e recentemente atuou com músicos como Jorge Palma e Luís Represas.
Em 2013, recebeu a distinção de «Profissional do Ano» pelo Rotary Club do Bombarral e foi um dos 11 finalistas do “Concurso Internacional de Direção Solon Michaelides”, entre 180 candidaturas de todo o mundo e organizado pela Orquestra Sinfónica do Chipre.
Entre 2009 e 2014 lecionou as disciplinas de orquestra, coro, cultura musical e formação musical no Conservatório de Música de Caldas da Rainha.
É licenciado em Direção de Orquestra pela Academia Nacional Superior de Orquestra onde estudou sob a orientação do maestro Jean-Marc Burfin.
Atualmente é professor no Conservatório de Música da Metropolitana e diretor artístico da Orquestra Juvenil Metropolitana.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X