Director Artístico

Eventos

Nikolai Lalov

NIKOLAY LALOV

Com uma extensa actividade artística como maestro, violinista e pedagogo, Nikolay Lalov destaca-se pela sua larga experiência em todas as áreas onde actua. Nascido em Sófia, Bulgária, iniciou os seus estudos de violino com seis anos e concluiu a Escola de Música Nacional “L. Pipkov” com medalha de ouro, atribuída pelos excelentes resultados obtidos ao longo do seu percurso académico. Formou-se na Academia Nacional da Bulgária como violinista e, mais tarde, completou o curso de Direcção Orquestral na mesma instituição. Foi o mais jovem professor de violino a leccionar na Escola Nacional “L. Pipkov”, a prestigiada escola onde se formou.

A sua capacidade de organização e o seu entusiasmo impeliram-no à formação de orquestras e conjuntos tanto na Bulgária como em Portugal, onde veio residir a partir de 1989 aos 29 anos. A Orquestra dos Professores de Música (Sófia, 1987-88), o Ensemble Concertino (1992), Orquestra Juvenil da Cidade de Évora (1992) e finalmente, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (1996) são exemplo desta constante vontade de construir estruturas pioneiras de produção musical nova e de qualidade.

Tem-se apresentado como violinista e maestro na Bulgária, Rússia, Grécia, Inglaterra, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha, República Checa, México e EUA. Dirigiu orquestras como Nova Filarmonia Portuguesa, Orquestra Regional do Algarve, Orquestra Nacional Búlgara, Orchestra Sinfónica di Roma, Orquestra Nacional da Hungria, Orquestra Nacional da Ucrânia, Orquestra Nacional do Brasil, Orquestra Nacional de Monterrey (México), London Chamber Orquestra, New Mexico Symphony Orchestra (EUA), Orquestra Nacional de Salónica (Grécia), Orquestra de Câmara de Florença, Orquestra Sinfónica de Grosseto, Orquestra de Napoli, Euro Orchestra, Orchestra Sinfonica di Bari e Orquestra Sinfónica de Lecco (Itália), entre outras. Participou ainda como violinista em gravações para a Rádio Nacional Búlgara e para a Rádio Difusão Portuguesa.

Nikolay Lalov obteve reconhecimento por parte de entidades nacionais portuguesas e búlgaras, nomeadamente a Medalha de Mérito Cultural (Oeiras 2003) e o Diploma do Ministério de Negócios Estrangeiros da Bulgária (2003). Em 2004, foi-lhe atribuído o título Académico Correspondente da Academia de Música de Valência (Espanha). Em 2009 foi considerado “Profissional do Ano” pelo Rotary Club de Cascais.
Em 2012, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras por si fundada foi distinguida com a Medalha de Mérito Cultural do Município de Cascais. Em 2017, recebeu o título de “Membro Honorário” do Rotary Club de Oeiras. No mesmo ano, foi distinguido pelo Ministério da Cultura da Bulgária pelo seu contributo na promoção da cultura búlgara. Nikolay Lalov é assim um verdadeiro “embaixador da música e da cultura”, fomentando na sua atividade o intercâmbio entre as culturas europeias.

Actualmente é Director Artístico e Maestro Titular da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Em parceria com a esposa Stela Lalova, escreveu a primeira ópera infantil composta em Portugal, “Um Sonho Mágico”. Atento promotor de todos os jovens artistas em início de carreira, é o principal responsável pela criação do Conservatório de Música de Cascais, cujas portas abriram em 2008.

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X