Eventos

Voltar
Piano

Diana Botelho Vieira

Diana Botelho Vieira nasceu na ilha de São Miguel em 1984. Estudou com Irina Semenova no Conservatório Regional de Ponta Delgada, com Alexei Eremine na Academia Nacional Superior de Orquestra, e com Ludmila Lazar no Chicago College of Performing Arts (Roosevelt University), onde obteve o seu Mestrado em Piano Performance.

Apresentou-se como solista aos 16 anos com a Orquestra de Câmara do Conservatório Regional de Ponta Delgada sob a direcção de Yuri Pankiv e, em 2007 com a Orquestra Académica Metropolitana e maestro Jean-Marc Burfin nos Dias da Música do Centro Cultural de Belém.

Foi laureada no Prémio Jovens Músicos – RDP Antena2 com o 3º Prémio, sendo também detentora do Búzio Revelação (Expresso das 9) e Prémio Cultura (Correio dos Açores).

Deu recitais em Portugal, Açores, Chicago, Boston, Washington / DC e no Ecuador. Tocou ainda em festivais tais como Summer Institute for Contemporary Performance Practice (Boston), PianoFest (Chicago), Embassy Series – Uniting People Through Musical Diplomacy (Washington DC), Meadowmount School of Music (Nova Iorque), Festival Ibérico de Badajoz, Dias da Música do CCB e Temporada Artística dos Açores. Participou em Master Classes com Vladimir Viardo, Helena Sá e Costa, Martin Katz, Sequeira Costa, entre outros.

Leccionou piano em Chicago na DePaul University Community Music Division, Christopher Laughlin Music School e People’s Music School, e de 2012 a 2016 foi Assistente Convidada no Departamento de Música da Universidade de Évora, e entre 2015/2016 foi professora na Escola de Música do Conservatório Nacional. Presentemente lecciona piano no Conservatório de Lisboa, em Carnide.

Estreou obras para piano solo e de música de câmara de compositores como Brett Madsen, Parisa Sabet e Sérgio Azevedo.

Foi também protagonista no documentário “Bravo” (RTP) e participou na série documental da RTP “Portugueses Pelo Mundo – Chicago”.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X