Eventos

Voltar

Davide Alogna

Nascido em Palermo, Davide Alogna formou-se com distinção em violino e piano no Conservatório de Música “G. Verdi”, em Como. Completou o seu grau de especialização de dois anos em violino solo no Conservatório de Ferrara e concluiu os seus estudos em violino solo e de música de câmara no Conservatório Superior de Paris e no Conservatório de Boulogne-Billancourt, onde obteve o 1.º Prémio, por unanimidade. Estudou composição com Luca Francesconi. Tem aperfeiçoado a sua performance com os professores Livia Baldi, Felice Cusano, Maryvonne Ledizes.

Ele frequentou aulas de mestrado na Academia Chigiana de Giuliano Carmignola, que lhe concedeu um diploma honorário chamando-o de “um grande talento”. Realizou vários concertos como solista e como músico de câmara para vários festivais em toda a Europa, Ásia e América. Ele tem colaborado com Natalia Gutman, Ėliso Virsaladze, Bruno Canino, Roberto Prosseda, Roberto Plano, Hakan Sensoy, Alessandra Ammara, Andrea Bacchetti, Irene Veneziano, Leonora Armellini, Vsevolod Dvorkin, Luca Provenzani, Giulio Tampalini, Laura e Massimo Bonfanti Duo.

Participa regularmente em concertos a solo em algumas das mais importantes salas de concerto, como o Carnegie Hall em Nova Iorque (Quarto Stern); Berliner Philharmonie e Smetana Hall em Praga; Salle Cortot em Paris; Herkulesaal in der Residenz, Gasteig e Kunstlerhalle do Mónaco; Auditório Verdi em Milão; Palau de Bellas Artes na Cidade do México; Teatro Colon em Buenos Aires, e no Príncipe Mahidol Hall em Bangkok.

Participou como solista com várias orquestras e dos mais diversos países, interpretado concertos de Vivaldi, Haydn, Mozart, Beethoven, Bruch, Mendelssohn, Tchaikovsky, Saint-Säens, Brahms, Katchaturian e Barber.

Em 2009, venceu o 1.º Prémio de Interpretação Musical da Cidade Universitária de Paris e da INAEM, de Espanha. Em 2010 foi premiado pela cidade de Milão com o “Prémio de Excelência em Música para 2010”.

Em 2010, apresentou-se com um Stradivarius de 1717, num concerto para o Conselho de Ministros. Fez gravações como solista e foi convidado para transmissões para diversas rádios. Gravou vários CDs a solo para diversas editoras.

Recentemente, lançou um CD para a revista nacional “Jogar News”, em dueto com Bruno Canino.

A revista Amadeus dedicou-lhe, em 2013 e 2014, uma capa de CD, através da publicação de CD’s monográficos com música de Schubert e Respighi. Encontra-se neste momento a editar um CD para violino e orquestra, com obras de O. Respighi.

É professor de violino no Conservatório ‘F. Cilea’ em Reggio Calabria, Itália, e no Instituto Superior de Música e Pedagogia, na Bélgica. Davide Alogna toca num violino “Gaspar Borchardt” de Cremona, de 1994, e num violino “Giuseppe Fiorini”, de 1906.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X