Eventos

Voltar
Violino

Daniel Bolito

Iniciou os estudos musicais aos oito anos na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC), onde estudou com Paula Fernandes. No ano lectivo de 2000/2001 ingressou na Academia de Música de Santa Cecília (AMSC), onde estudou com Lígia Soares, e onde concluiu o 8º grau. No ano lectivo de 2004/2005 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), onde estudou com Khatchatour Amirkhanian. Paralelamente, continou a frequentara Academia de Música de Santa Cecília (AMSC) na classe da Profª Lígia Soares, em regimo livre.
No ano lectivo de 2007/2008 ingressou na Universidade de Évora (UE) na classe do Prof. Valentim Stefanov, na qual finalizou um ano de pós-graduação com a classificação de 20 valores.
O seu trabalho em orquestra iniciou-se desde cedo tal como o desempenho da função Concertino, cargo que ocupou em várias orquestras tais como a Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra da Universidade de Évora e a Orquestra de Câmara Portuguesa.
Na Orquestra da Universidade de Évora, para além da função de concertino esteve também encarregue da disciplina de ensaios de naipes de cordas.
É membro regular da Orquestra de Câmara Portuguesa, dirigida por Pedro Carneiro, na qual tem desempenhado regularmente,para além do papel de concertino, outros papaéis como concertino assistente e também concertino auxiliar. Com esta apresentou-se em vários festivais tais como “City of London Festival” em Londres, no também já conceituado festival “Dias da Música” no CCB, no festival de Alcobaça “Cistermúsica”, entre outros. Colaborou também recentemente com a OCPzero.
Já se apresentou a solo diversas vezes com orquestra ou com piano em locais como a Aula Magna, Grande Auditório do CCB, Salão Nobre do Teatro Nacional de S. Carlos, Teatro Camões, Europarque em Santa Maria da Feira, Grande Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, Teatro Aberto, Teatro-Cine Torres Vedras, entre muitos outros. Alguns destes, transmitidos na “Antena 2”. De realçar entre elas a apresentação com a Orquestra Filarmonia das Beiras sob a batuta do maestro Ernst Schelle com o concerto para violino de Tchaikovsky e também pela Orquestra Sinfónica Juvenil, tocando a obra “As Quatro Estações” de Vivaldi. Já em 2013 apresentou-se como solista com a Orquestra de Câmara Portuguesa e com a West Europe Orchestra.
Apresenta-se também como músico de câmara, sendo regularmente convidado pela instituição “Contemporaneus” e, de realçar, sempre como 1º violino de ensembles de cordas e mais recentemente como concertino na Ópera “Cosi fan Tutte” de Mozart, em que foi a primeira Ópera produzida na região Alentejana. Recentemente foi também convidado para tocar com o “Ensemble mpmp” obras de compositores portugueses vivos, em que no Festival de S. Roque foi concertino de uma orquestra formada para a ocasião do mesmo Ensemble. Dentro do mesmo ensemble fez, no passado mês de Abril, uma digressão ao Brasil. Já foi dirigido por maestros de renome, tais como Pedro Carneiro, Joana Carneiro, Rui Massena, Francesco La Vecchia, Heinrich Schiff, Ernst Schelle, Alberto Roque, Luís Carvalho, Álvaro Cassuto, entre outros.
Foi premiado em diversos concursos, um dos quais o Concurso Internacional José Augusto Alegria.
Frequentou várias “Masterclass” com os Profs. Gerardo Ribeiro, Gareguine Aroutiounian, Pavel Arefiev, Daniel Rowland, Ulf Hoelscher, Felix Andrievsky e Valentim Stefanov. Frequentou também cursos de direcção com os Profs. Roberto Perez e Vasco Negreiros.
Foi convidado a gravar a Banda Sonora de um DVD sobre a artista plástica Ana Vieira, num projecto com Pedro Carneiro, para Violino e Marimba.
De salientar que ainda colaborou na gravação do CD do cantor e pianista Rogério Godinho, assim como num concerto do já sobejamente conhecido grupo “Corvos”.
Foi convidado a realizar uma Masterclass de Violino no Teatro Tempo em Portimão.
Tem estreado obras de compositores de grande reconhecimento, tais como Cristopher Bochmann ou Alexandre Delgado, entre muitos outros.
Leccionou no ano lectivo de 2009/2010 a disciplina de Violino no Conservatório Regional de Setúbal. Leccionou também durante o ano 2011 as disciplinas de Violino e Orquestra no Conservatório de Música de Mação. No ano lectivo, 2013/2014 leccionou no Conseratório de Música de Alcobaça.
Em Dezembro de 2012 passou a integrar a Orquestra Fundação Estúdio em Guimarães, no âmbito “Guimarães – Capital Europeia da Cultura”.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X