Eventos

Voltar

Coro do Instituto Gregoriano de Lisboa

O Coro de Câmara do Instituto Gregoriano de Lisboa foi criado em 1987 pelo Prof. Christopher Bochmann com o objetivo de desenvolver um trabalho especializado com os alunos mais avançados desta escola. Poderiam ser assim abordados tipos de repertório que, pela sua dificuldade ou especificidade, não se destinariam à generalidade dos alunos. O coro é formado por alunos e ex-alunos do Instituto Gregoriano.
O seu extenso repertório de música a cappella que se estende da Renascença ao Século XXI inclui obras como as Missae Pro Defunctis de Duarte Lobo e Frei Manuel Cardoso, Un Soir de Neige de Francis Poulenc, Hymn to Saint Cecília de Benjamin Britten e o Motete a 40 vozes Spem in Alium de Thomas Tallis.
Para além de concertos com música a cappella, o Coro de Câmara apresentou-se já em obras como as óperas Venus and Adonis de John Blow, Dido and Aeneas de Henry Purcell, La Déscente d’Orphée aux Enfers de Marc Antoine Charpentier e Don Quixotte chez la Duchesse de Joseph Bodin de Boismortier, Responsoria in Festo Sanctae Anne de João de Sousa Carvalho, Magnificat e Oratória de Natal de Bach, Requiem em Memória de Camões de Domingos Bomtempo, Requiem, Missa em dó menor e Missa da Coroação de Mozart, Missa Nelson de Haydn, Requiem de Fauré, Requiem de Duruflé e Plaint de Christopher Bochmann em colaboração com a Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra Sinfonia B, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra do Algarve e Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Desde a sua formação o coro participou em concertos em todo o País, destacando-se participações no Festival Internacional de Música do Algarve, Festival do Estoril, Música em S. Roque, Musicaldas, Festival de Órgão de Lisboa e Festival de Música de Guimarães. Participou também no primeiro Festival Coral de Verão em Lisboa, tendo conquistado a medalhas de prata e ouro nas categorias de coros mistos e música sacra.
O coro foi dirigido pelos maestros Christopher Bochmann, Vasco Pearce de Azevedo e, desde 1998, por Armando Possante.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X