O Coro de Câmara Lisboa Cantat foi fundado em Janeiro de 2006 como uma das atividades da Associação Musical Lisboa Cantat, associação que conta já com 40 anos de existência, e tem desenvolvido importantes atividades no âmbito musical português. O seu repertório é ecléctico, abordando obras desde o período Barroco até ao Contemporâneo. É constituído por 16 cantores e é dirigido pelo maestro Jorge Carvalho Alves.
São de destacar as seguintes apresentações:
- Ateliê de Ópera da Metropolitana – Don Giovanni (2015), As Bodas de Fígaro (2016), La Clemenza di Tito (2017); A Flauta Mágica (2018)
- Participação no Festival Internacional de Música do Algarve – programa música sacra de W. A. Mozart em parceria com a Orquestra Clássica do Sul, Loulé (2017)
- Programa “A Idade de Ouro da Polifonia Portuguesa” – Igreja da Graça, Lisboa (2016);
- Programa “Celebrar a Liberdade”, Dias da Música – CCB, Lisboa (2014);
- Tournée com O Messias (G. F. Händel), Orquestra Metropolitana de Lisboa, maestro Marcos Magalhães (2013);
- Participação anual na interpretação de Missas de W. A. Mozart e J. Haydn com a Orquestra do Algarve;
- Festival “Música em S. Roque” 2007 (J. S. Bach e G. F. Händel), 2008 (F. Poulenc e E. Carrapatoso) e 2009 (J. R. Esteves, E. Carrapatoso e F. Lopes-Graça);
- Cerimónia de entrega de prémios aos laureados do II Prémio Lopes-Graça de Composição em Tomar (2007);
- Participação em A Casa da Lenha (2006), peça teatral sobre a vida de Fernando Lopes-Graça, numa co-produção do Teatro D. Maria II / Teatro A Comuna;
- As Bodas de Fígaro de W. A. Mozart (2006) e O Elixir do Amor de G. Donizetti (2008), com a Orquestra Metropolitana de Lisboa/Orquestra de Espinho e Orquestra do Algarve, respetivamente;
- Participação nas produções de ópera do Teatro da Trindade (INATEL).
Com mais de 80 concertos já realizados, tem-se apresentado de norte a sul de Portugal: em Lisboa (Teatro da Trindade e D. Maria II, Igreja de S. Roque, S. Pedro de Alcântara e Sé Patriarcal, CCB e Teatro Thalia); no Porto (Coliseu), Guimarães, Figueira da Foz, Aveiro, Tomar, Caldas da Rainha, Faro, Olhão, Lagos, Espinho, Montijo, Lagoa, Cartaxo Setúbal e Tavira.
A sua discografia abrange participações:
- Em parceria com o Coro Sinfónico Lisboa Cantat no projecto “Compositores Portugueses XX-XXI” iniciado em 2007 pela Associação Musical Lisboa Cantat, e que conta com o Volume I (ed. Numérica/07), Volume II (ed. MU Records/08), Volume III (ed. Numérica/09) e Volume IV (ed. Numérica/11)
- No projeto da AMLC “Fernando Lopes-Graça – Obra Coral acapella”, Volume I (ed. Numérica/10) e Volume II (ed. Numérica/12)
Desde a sua fundação, foi dirigido pelos maestros Cesário Costa, Henrique Piloto, Laurent Wagner, Nuno Côrte-Real, Clara Coelho, Marcos Magalhães e pelo seu maestro titular, Jorge Carvalho Alves.