O Conservatório

Eventos

O Conservatório de Música e Dança de Cascais, instituição de ensino oficial de música ligada à Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, foi inaugurado a 19 de Abril de 2008 no edifício totalmente recuperado do Chalet Madalena, antiga Pensão Boaventura, no Monte Estoril. É o sucessor direto da Escola de Música Concertino que funcionava desde 2002, fundada também pela mesma Associação.

A inauguração do Conservatório de Música de Cascais foi um acontecimento marcante no concelho de Cascais e a concretização de um dos principais objetivos da Associação Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. E em Julho de 2008, o Conservatório de Música de Cascais foi oficialmente reconhecido pelo Ministério de Educação como a primeira escola oficial de ensino de música no Concelho de Cascais.

Em 2014, o Conservatório expandiu a sua oferta com a abertura do Departamento de Dança, cujo Curso de Dança foi oficializado em 2017.

O objectivo da Associação OCCO é claro: tornar o Conservatório de Música e Dança de Cascais num exemplo nacional de divulgação artística e cultural consolidado, aliando um alcance alargado de faixas etárias a uma presença duradoura em toda a região.

Departamento de Música

Com a sua excelente localização, num edifício de qualidade e com um jardim acolhedor, o Conservatório de Música de Cascais possui salas insonorizadas e completamente equipadas, oferecendo as melhores condições para o desenvolvimento de um projecto educativo de qualidade. Prova disto é o facto de que apenas um ano depois da sua inauguração, o Conservatório contava já com mais de 300 alunos inscritos nos cursos oficial e livre.

O Conservatório tem colaborado com a Câmara Municipal de Cascais e outras instituições em vários projectos na área da música, parceria que vem desde a anterior Escola de Música Concertino: na coordenação dos prolongamentos de horários dos alunos, nas apresentações musicais educativas para as escolas do Concelho e nos concertos em parceria com a OCCO, entre outras iniciativas.

Departamento de Dança

As instalações da Escola de Dança têm duas salas plenamente equipadas e preparadas, com balneários modernos e luz natural. Com professoras qualificadas, todas as aulas ministradas incluem momentos de avaliação e prevêem apresentações periódicas em público. As aulas para adultos podem ou não ter esta componente, dependendo das preferências do aluno.

Localização

Ambos os edifícios de Música e Dança estão situadas num bairro onde a oferta artística e cultural está a crescer. Perto do Teatro Mirita Casimiro, da recém inaugurada Cascais Design School e do Cruzeiro-Sol (o primeiro centro comercial do País que agora vai ser reabilitado para se tornar na Academia das Artes do Estoril), o Conservatório de Música e Dança de Cascais está localizado numa das mais belas localidades do País, e junto de uma das artérias principais de ligação entre Cascais e Lisboa, a Estrada Marginal – uma das “melhore estradas costeiras da Europa”.

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X