Eventos

Voltar
Violino

Carolina Campos Costa

Natural da Covilhã, iniciou os estudos musicais em violino com o professor António Oliveira e Silva. Entre 2003 e 2006 estudou no Conservatório de Música da Covilhã. Em 2007 ingressou na EPABI e em 2010 foi admitida na ARTAVE, na classe de violino da professora Anna Kratochvílová. Prosseguiu os estudos na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor Tiago Neto, tendo obtido o grau de Licenciatura em Música. Tem também recebido a orientação da professora Klára Erdei.

Participou em várias masterclasses, ministradas por Agustín Léon Ara, Alexandra Mendes, Ana Beatriz Manzanilla, Ani Schnarch, Augusto Trindade, Benjamin Schmid, Corey Cerovsek, Crissman Taylor, Elina Vähälä, Eliot Lawson, Esther Yoo, Jack Liebeck, José del Castillo, Kerstin Hoeler, Khachatour Amirkhanian, Koosje van Haeringen, Mariaa Leino, Mariana Sîrbu, Michael Ferril, Roberto Valdês, Iskrena Yordanova, Tera Shimizu e Zofia Wóycicka.

Integrou a Orquestra Sinfónica da ARTAVE, a Orquestra Sinfónica APROARTE, a Camerata Gareguin Aroutiounian e a Orquestra Sinfónica da ESML. Tem colaborado igualmente com as Orquestras WESO, Philarmónicade Lisboa, Orquestra da Cidade e Lisbon Film Orchestra.

Em Setembro de 2016 foi estudar Performance em Violino em Charlotte, nos EUA, a convite do professor David Russell. Frequentou mastercourses e masterclasses com o mesmo professor nos EUA e em França. Obteve o 2.º Prémio no concurso José Augusto Alegria e participou na gravação do concerto Antena 2 em 2009. Também recebeu o 3.º Prémio no concurso Manuel Ivo Cruz em 2012, e o 2.º Prémio e prémio de Melhor Interpretação de Compositor Português no mesmo concurso em 2013. Em 2016 recebeu uma Menção Honrosa no Verão Clássico – Academia Internacional de Música de Lisboa, na classe do professor Benjamin Schmid, realizado no Centro Cultural de Belém em Lisboa, e outra no Grand Prize Virtuoso – International Music Competition, em Londres. Em 2016 foi também selecionada Solista do Festival de Cordas da ESML, onde se apresentou a solo com a Orquestra Sinfónica da ESML sob a direção do maestro Vasco Azevedo. Apresentou-se ainda a solo com a Orquestra Sinfónica Juvenil, sob a direção do maestro Christopher Bochmann, em 2018. Nesse ano foi selecionada para o Estágio Gulbenkian para Orquestra sob a direção do maestro Dietrich Paredes, e para a Orquestra Académica Filarmónica sob a direção do maestro Osvaldo Ferreira. Foi ainda concertino da Orquestra Sinfónica Juvenil no estágio “Açores 2018”. É membro da Orquestra Sinfónica Juvenil desde 2013 e na época de 2017/18 foi bolseira da Fundação EDP/Orquestra Sinfónica Juvenil. Atualmente, frequenta o mestrado em Ensino de Música de Violino na Escola Superior de Música de Lisboa.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X