Eventos

Voltar
Tenor

Carlos Monteiro

Carlos António da Fonseca Monteiro, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Setúbal, tendo estudado piano com António Toscano e técnica vocal com Silvia Martinho; simultaneamente licenciou-se em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Fez o curso de Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa na classe de Rute Dutra. Concluiu, com nota máxima no exame final, a licenciatura em Canto da Escola Superior de Música de Lisboa na classe de Luis Madureira.

Trabalhou técnica e estilo com Jill Feldman, Maria Cristina Kiehr, Howard Crook, Susan Waters, Enza Ferrari, Elisabete Matos, Yvonne Minton e Tom Krause.

Como coralista cantou no coro da Fundação Calouste Gulbenkian, no coro do Teatro Nacional de São Carlos, no Coro de Câmara da Universidade de Lisboa, em produções da Associação Musical Lisboa Cantat, da Associação Sintra Estúdio de Ópera e da Orquestra do Norte. É membro do Coro de Câmara Lisboa Cantat. Como parte do ensemble La Capella Reial de Catalunya, cantou Die Israeliten in der Wüste, Carl Philipp Emanuel Bach, maestro Jordi Savall (Auditori-Barcelona e Cité de La Musique-Paris)(2014).

Entre várias produções em que se apresentou como solista destacam-se: concertos de inauguração dos 6 Orgãos da Real Basílica de Mafra (2011) e de entrega do prémio Europa Nostra (2012); ciclo de apresentação de missas de Mozart/Haydn com a orquestra do Algarve; apresentação na ESML da obra de J. S. Béreau Tu és a esperança, a madrugada… (2012); performance musical como Abraão em A kills B no CAM, Fundação Calouste Gulbenkian (2012); Workshop no âmbito da ENOA para pianistas co-repetidores na Fundação Calouste Gulbenkian (2012); concertos de divulgação da música portuguesa inseridos na programação da associação MPMP; concerto no foyer do Teatro Nacional de São Carlos inserido no ciclo Viagens na Minha Terra II com a cantata A Paz da Europa de João Domingos Bomtempo (2012); Missa pro defunctis of Frei Manuel Cardoso – Grupo Vocal Olisipo – Almada (2012); Tenor em Des Landes Verwiesen – Acções Cénicas e Concertantes (1978) – de Juan Allende-Blin, numa produção da ESML, Teatro S. Luiz, Lisboa (2013); Missa em Fá M de Francisco António de Almeida – Festival Cistermúsica (Maestro João Paulo Janeiro) (2013); Programa Magnificat & Jubilate – Jordi Savall & Le Concert des Nations (Auditori-Barcelona e Château de Versailles) (participação na Acadèmia de Formació Professional da Fundação CIMA e cover do tenor solista) (2013); Serenade Op. 31 (para tenor solo, trompa e cordas) de B. Britten, no 10º Estágio Internacional de Orquestra (direcção de Jean-Sébastien Béreau), Leiria (2013). A Morte, a doce irmã do sono – Missa de Requiem a seis vozes de Frei Manuel Cardoso – IV Festival Os Sons de Almada Velha – Grupo Vocal Olisipo e Ana Zanatti (2013); Cisne em Carmina Burana de Carl Orff, Banda de Música da Força Aérea (Maestro Élio Murcho), produção do Conservatório de Música de Sintra, no Centro Cultural Olga Cadaval (2013); Missa em Dó Maior de L.V.Beethoven, com a Orquestra de Câmara Portuguesa, maestro Pedro Carneiro (2013); Música Policoral na Capela Real e Patriarcal de Lisboa no Século XVIII, no Festival Música em São Roque em Lisboa, com o agrupamento Americantiga, maestro Ricardo Bernardes (2013); Pastor em Lauda per la Nativita del Signore, de Ottorino Respighi, produção da ESML (2013); Tenor em Le Roi David, de Arthur Honegger, maestro Paulo Lourenço, Centro Cultural de Belém, Lisboa (2014); The Messiah, de G.F. Handel, com a Orquestra Clássica do Sul, maestro Cesário Costa, em Faro (2014); Oster-Oratorium, BWV 249 – Johann Sebastian Bach, Orquestra XXI, Maestro Dinis Sousa – Tournée: Lisboa, Porto, S. João da Madeira e Alcácer do Sal (2014); Cisne em Carmina Burana de Carl Orff, Banda de Música da Força Aérea (Maestro Élio Murcho), Aula Magna, Lisboa (2014). É membro do Grupo Vocal Olisipo.

Em ÓPERA interpretou o papel de Peppe na ópera Rita de G. Donizetti (versão francesa)(2012 – Teatro Ibérico – Lisboa); Pierre na ópera A Vingança da Cigana de Leal Moreira (2013 – Teatro Ibérico – Lisboa); Beppe na ópera Rita de G. Donizetti (versão italiana)(2014 – Ensemble Contemporaneus); D. Fábio na ópera O Basculho de Chaminé de Marcos de Portugal (2014 – Teatro Ibérico – Lisboa).

Participa em várias gravações: em CD – nas colecções Compositores Portugueses XX/XXI; CD – Fernando Lopes-Graça – obra coral a capella da Associação Musical Lisboa Cantat – e em DVD – Os seis orgão da Basílica de Mafra, edições RTP; DVD – Magnificat & Concerti – Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach, La Capella Reial de Catalunya, Le Concert des Nations – Jordi Savall – Edição Alia Vox.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X