Eventos

Voltar

Carla Pires

Carla Pires inicia a sua carreira artística em 1993. Participa em vários projectos musicais, grava bandas sonoras para séries televisivas e desempenha papéis como atriz nas telenovelas “O Olhar da Serpente” (SIC 2002) e “A Outra” (TVI 2007).

Em 1996 alcança o 1.º lugar no Festival de Salónica (Grécia), organizado pelas Sociedades de Autores da Europa, em representação da SPA, com o tema “Canção do Vento e da Terra”.

Em 2002 gravou com o Quinteto Amália, o CD “O Fado em Concerto”e entre 2002 e 2006 integrou o Musical “Amália” onde desempenha o papel de Amália “jovem”. Em 2005 representou Portugal na Expo Mundial do Japão, ano em que gravou o seu primeiro disco a solo “Ilha do meu Fado”.

A sua afirmação enquanto fadista acontece em 2008 na sua tournée em França com 10 concertos, e pela Argélia, Áustria e Espanha. Desde então os concertos internacionais têm sido uma constante na sua carreira. Com actuações na Europa, África, Ásia e América Latina a fadista soma 450 concertos realizados em todo o mundo em prestigiados palcos como Osaka Symphony Hall, Okayama Symphony Hall, Nakano Sun Plaza, Tóquio (Japão), Ópera de Graz (Áustria), Vlaamse Opera Gent, Södra Teatern (Estocolmo), Concertgbow, De La Mar Theater, Schowburg Roterdamse, Rasa (Holanda), Cirque d’Hiver e Théâtre de la Ville (Paris), Teatro Solís (Montevidéu) entre muitos outros.

O seu segundo disco, “Rota das Paixões”, foi editado internacionalmente pela Harmonia Mundi em 2012.

Em 2014, a convite do consagrado coreógrafo Vasco Wellenkamp, Carla Pires faz uma tournée pela Holanda em 42 salas, com o espectáculo “Fado”, uma co-produção com bailarinos da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo e da Internacional Danstheater de Amesterdão, com fado ao vivo. Este espectáculo foi distinguido em Fevereiro de 2015 com o ‘Danspublieksprijs’ (Dance Audience Award 2014) para o melhor espetáculo na Holanda.

Entre Março e Abril de 2015, Carla Pires realizou nove actuações na Ópera de Graz, acompanhada pelos seus três músicos e pela Grazer Philharmoniche Orchester na trilogia de dança contemporânea Malambo executada pela Oper Graz Tanzkompanie e que integrou a coreografia “Fado” de Vasco Wellencamp. Interpretou o tema “Cavalo à solta” de Ary dos Santos e Fernado Tordo na banda sonora do filme L’échappée belle (2015).

Em Novembro 2016 lançou em França o álbum “Aqui” com um concerto de apresentação no Théâtre de la Ville em Paris. Desde então a Tour “Aqui” tem percorrido diversos países: Suíça, França, Espanha, Bélgica, Polónia, Uruguai com destaque para o Japão onde a fadista realizou 14 concertos em 13 das melhores salas das principais cidades e será dada por concluída no final de 2018.

Em 2019 será editado o quarto álbum a solo de Carla Pires.

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X