Eventos

Voltar
Maestro

Berislav Skenderovic

Berislav Skenderovic (nascido em Zagreb-Croácia) é atual diretor artístico do Nacional Opera SNP em Novi Sad. Ele também é fundador e director musical da Orquestra Sinfónica Vojvodina e um dos mais procurados maestros no país.

Sob a sua liderança artística nos últimos sete anos a VSO alcançou o alto nível Europeu de qualidade. Tem realizado concertos com orquestras de prestígio, como a Orchestra Radio Polaca, Orquestra de Câmara Lituana, Orquesta Filarmonica de la Unam México, Orchestra Sinfonica de Roma. Recentemente, ele fez a sua estréia no Carnegie Hall: com a New Orquestra Sinfónica de Inglaterra.

Estudou piano e direcção de orquestra na Academia de Música de Belgrado sob D. Trbojevic e Z. Zdravkovic e na Hochschule fur Musik em Munique, sob o Professor M. Hermann.

Obteve uma grande experiencia estudando com W. Sawalisch na Bayerische Opera-Studio e em master-classes com S. Celibidache.

Seu engajamento inicial (1974) foi como mestre de coro e maestro assistente no SNP-Opera em Novi Sad. Ao mesmo tempo, ele foi regente convidado permanente da Orquestra Filarmónica Sub-otica.

O seu primeiro compromisso internacional (1979) foi como maestro de ballet na Bayerische Staatsoper, em Munique.

Em 1981, ele foi apontado como maestro residente na Ópera do Croatian National Theatre (HNK) em Split, realizando inúmeras Óperas e Ballets. Durante o mesmo período ele apareceu como maestro convidado permanente com a Dubrovnik Festival Symphony Orchestra.

A partir de 1985, assumiu o cargo de maestro chefe da Orquestra Sinfónica Sarajevo Rádio Televisão, gravando dois LP, bem como fez muitas gravações para televisão e concertos.

A partir de 1992, assumiu o cargo de maestro chefe da Cape Philharmonic Orchestra (CPO) na Cidade do Cabo, aparecendo também como maestro convidado com a Cabo Symphony Orchestra no renomado festival cidade de Grahams.

Durante a sua carreira frutífera Berislav Skenderovic tem colaborado com muitos aclamados artistas adicionais, tais como: Grigory Zhislin, Valery Oistrach, Igor Politkovsky, Maria Kliegel, Ciprian Katsaris, Dubravka Tomsic, Ksenija Jankovic, Lj.M.Talajic, Virginia Davids, Nemanja Radulovic, Katarina Jovanovic, Michael M. Kofler, Sreten Krstic, Aleksandar Madzar, Jasminka Stancul, Nebojsa Zivkovic, Rita Kinka, Roman Simovic, Laura L. Aksin, Sergei Babayan, Chiristoph Berner, Roby Lakatos, Janos Balint.

Ele participou em todos os grandes festivais jugoslavos, como a Bienal de Zagreb e Composers tribuna em Opatia, Dubrovnik Festival de Verão, Split Verão, Kotor Art, Músicas e Festividades de Novi Sad.

No exterior, dirigiu na Alemanha, Hungria, Polónia, Grécia, Itália, Lituânia, Rússia, Bulgária, República Checa, México, Canadá, Chile, Brasil, Coreia, Israel, preparando-se para fazer a sua estreia na Argentina, China e Japão o Maestro Skenderovic tem um vasta e eclética repertório, tendo conduzido a maioria de todos as grandes obras orquestrais do clássico à música contemporânea, bem como todas as grandes óperas e ballet.

O seu repertório operístico inclui: Aida, Rigoletto, La Traviata, Un Ballo di maschera, La Boheme, Tosca, Madama Butterfly, Cavalleria Rusticana, Pagliacc, Carmen.

São especialmente apreciadas as suaa interpretações de R. Strauss e G. Mahler, bem como repertório russo.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X