Eventos

Voltar
Violino

António Martelo

António José de Sousa Ferreira Martelo, nasceu em Luanda (Angola) em 1972.
Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos na Escola de Música do Conservatório Nacional, tendo terminado o curso de violino em 1993 com a classificação de 16 valores, com o professor Manuel Gomes.
Mais tarde, entra na Escola Superior de Música de Lisboa, tendo completado após três anos, o diploma de Bacharel na classe do professor António Anjos.
De 1990 a 1996 fez parte da Orquestra Sinfónica Juvenil, com a qual participou em 1990 num estágio de aperfeiçoamento em Hortos (Grécia), a convite da UNESCO. Nos anos seguintes participou em vários estágios nos arquipélagos dos Açores e Madeira, tendo tocado várias vezes a solo com esta formação. Em 1992, integrando o agrupamento musical Colegium Musicum sob a direcção do maestro Fernando Eldoro, fez parte da orquestra de jovens da Renania Westfalia (Alemanha) e integrou o quinteto de cordas com piano, orientado também pelo professor F. Eldoro.
Fez parte da Orquestra da Juventude Musical Portuguesa desde o seu inicio e actualmente faz parte da Orquestra Sinfonietta de Lisboa.
Em 1995 através de uma bolsa do programa de intercâmbio de jovens na Europa (ERASMUS), frequentou na Escola Superior de Música de Malmö (Suécia) a classe do professor Alexander Fischer. Depois de ter participado em vários cursos de aperfeiçoamento violinístico com o professor Gerardo Ribeiro, em 1997 participa num período de aulas na sua classe na Northwestern-University de Chicago (EUA).
Foi professor de violino no Conservatório Regional de Castelo Branco de 1996 a 2002, na Escola Profissional de Artes da Beira Interior de 1999 a 2005 e na Escola de Música do Conservatório Nacional de 2002 a 2008. Em 1999 foi o representante Português a integrar a Erasmus Chamber Orchestra sob a direcção do violinista Charles-André Linale.
No mesmo ano, na Escola Superior de Música de Lisboa, acaba a licenciatura em violino na classe do professor António Anjos , com a classificação de 17 valores. Foi membro fundador do Quarteto Nobille.

Na edição de 2005 do Prémio Jovens Músicos, um grupo de suas alunas, obteve o 1º Prémio do nível médio em Música de Câmara.
É desde Setembro de 2008, professor de violino na Academia de Música de Lisboa e membro fundador do Quarteto de cordas São Roque actuando no estrangeiro (Irlanda, Luxemburgo, Andorra, Inglaterra, México) e em muitas salas do País entre os quais o Teatro Municipal da Guarda, o centro de cultura de Belgais, o Auditório de Tomar, o pequeno auditório do Centro Cultural de Belém .
No ano de 2010 acabou com sucesso o curso de Profissionalização para docentes na Universidade Aberta de Lisboa e frequentou um curso de aperfeiçoamento no método Suzuki em Chicago, com a Prof.a Betty Haag.
Colabora frequentemente com a Orquestra da Camara de Cascais e Oeiras.

Alto Patrocínio / High Patronage

Patrocinadores / Sponsors

Parceiros / Partnerships

X